Lira diz que ‘Câmara não faltou a votações importantes’ e pede ao governo foco na reforma tributária

Durante evento com empresários em São Paulo, presidente da Casa reforça que cabe ao governo formar base no Congresso

PUBLICIDADE

Foto do author Gustavo Queiroz

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou na noite desta segunda-feira, 5, que a Casa “não faltou a nenhuma votação importante de matérias de interesse do País”. A declaração foi dada durante evento do Grupo Esfera, em São Paulo, enquanto o governo Luiz Inácio Lula da Silva enfrenta percalços na articulação política com deputados. Lira estava acompanhado de líderes partidários, o que levou Lula a cancelar uma reunião que estava prevista para a tarde para tratar da relação com deputados.

PUBLICIDADE

“Temos dado toda a contribuição para que o governo tenha a oportunidade de formar sua base e essa atribuição não é do presidente da Câmara, é do líder do governo, dos ministros das articulações políticas, da Casa Civil”, afirmou Lira, no evento. O deputado citou como exemplo as aprovações da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição, do arcabouço fiscal e da Medida Provisória dos Ministérios e pediu foco do governo na aprovação da reforma tributária.

A declaração vem após Lira se reunir com Lula, pela manhã, para discutir os entraves na articulação política do governo. Na semana passada, a gestão petista esteve à iminência de ver a MP da reestruturação dos ministérios caducar, levando a gestão Lula a retomar a Esplanada do governo Jair Bolsonaro. Um esforço de articulação política às vésperas da votação do texto evitou a derrota. A ideia de Lula é inaugurar uma nova fase na relação com o Legislativo.

Arthur Lira se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para discutir relação com Câmara e reforma tributária Foto: Adriano Machado/Reuters - 11/01/2023

Como mostrou o Estadão, a participação de Lira e parlamentares no evento do grupo de empresários em São Paulo, porém, levou ao cancelamento de uma reunião com líderes convocada por Lula. Participaram do evento do Esfera Isnaldo Bulhões (MDB-AL), Hugo Motta (Republicanos-PB) e André Fufuca (PP-MA). O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) também esteve presente brevemente no jantar antes dos painéis. Ele participaria de um apresentação sobre a reforma tributária ao lado de Lira e do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), mas decidiu não discursar.

Segundo Lira, a reunião com Lula foi solicitada pelo presidente e teve como principal foco a reforma tributária. “Desde que assumimos dissemos que íamos focar na aprovação da meta do arcabouço e da reforma tributária. Todas reformas que o Congresso fez foram importantes para o País. O fato de focar na tributária é uma questão de rotina”, afirmou.

“Eu comuniquei hoje ao presidente. Pedi toda a ajuda possível do governo. Todo o governo sabe que tem de dar sua contribuição, principalmente em um tema que o Ministério da Fazenda sabe que vai ser solicitado para sentar à mesa e fazer acordos. O presidente está ciente de que é necessário que façamos a reforma tributária”, disse. O deputado se comprometeu a pautar o tema antes do recesso parlamentar, que ocorre em julho.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.