Lula venceria Tarcísio de Freitas por 46% a 40% nas eleições de 2026, mostra Quaest

Presidente é preferido no Nordeste, entre mulheres e católicos; governador de São Paulo performa melhor entre evangélicos e os que rejeitam a gestão federal

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Foto do author Juliano  Galisi

Em um cenário simulado para a eleição presidencial de 2026, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria 46% das intenções de voto, enquanto o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), 40%. É o que indica a pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta segunda-feira, 13.

Os porcentuais se referem a um cenário em que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível até 2030, tenha escolhido o ex-ministro da Infraestrutura como seu representante na sucessão presidencial. Outros 8% votariam branco ou nulo ou se absteriam. Já 6% não souberam ou não responderam.

O governo de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o presidente Lula em evento em fevereiro Foto: Taba Benedicto/Estadão

A pesquisa Genial/Quaest mostra que Tarcísio de Freitas e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) são os nomes mais bem cotados para concorrer ao comando do Executivo federal no lugar do ex-presidente. Michelle é apontada como melhor opção por 28% dos eleitores brasileiros. Tarcísio de Freitas aparece com 24%. Entre os bolsonaristas, Michelle é a favorita de 41% dos bolsonaristas e Tarcísio, de 33%.

PUBLICIDADE

A pesquisa ouviu 2.045 eleitores de forma presencial entre os dias 2 e 6 de maio. A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos porcentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

Em um cenário eleitoral simulado entre Lula e Tarcísio em 2026, o petista só supera o governador de São Paulo na região Nordeste, onde obtém 66% das intenções de voto ante 25% do ex-ministro de Jair Bolsonaro.

Publicidade

Lula supera as intenções de voto em Tarcísio entre as mulheres, recorte no qual tem 50% de intenções de voto ante 33% de Tarcísio. Entre os homens, Lula tem 43% e Tarcísio, 46%. No recorte por religião, Lula tem mais votos entre católicos (54% a 34% para o petista) e Tarcísio, entre os evangélicos (50% a 33% para o governador de São Paulo).

A pesquisa aponta que Lula receberia 88% dos votos entre os que avaliam seu governo de forma positiva, enquanto Tarcísio teria 81% de intenções de voto entre os que julgam o governo do petista como negativo. Entre os eleitores que fazem uma avaliação regular do governo Lula, o atual mandatário teria 46% de intenções de voto e Tarcísio, 34%.

Lula supera Tarcísio no cenário simulado para a eleição em 2026, mas a maioria dos entrevistados pela pesquisa Genial/Quaest diz que o petista “não merece” um novo mandato presidencial. Segundo o levantamento, 55% dos entrevistados não acham que Lula merece um quarto mandato à frente do Executivo federal, enquanto 42% dos pesquisados diz que o atual mandatário merece uma recondução.

A pesquisa Genial/Quaest desta segunda não é a primeira a medir qual é o nome preferido do eleitorado de Jair Bolsonaro para a eleição de 2026. Um levantamento realizado pelo Monitor do Debate Político no Meio Digital, grupo de estudos da Universidade de São Paulo (USP), apontou que, para 61% manifestantes que estiveram no ato pró-Bolsonaro da Avenida Paulista, realizado em 25 de fevereiro, Tarcísio seria o melhor nome para a próxima disputa pela Presidência. No estudo, que ouviu 575 pessoas durante a tarde do domingo, Michelle foi lembrada por 19% dos entrevistados.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.