Lula diz que só cogita reeleição se for para impedir a volta de ‘trogloditas’ ao governo do País

Presidente afirma, no entanto, que ‘tem muita gente boa para ser candidato, não preciso ser’; petista diz que precisa avaliar estado de saúde antes de decidir se tentará reeleição

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Foto do author Juliano  Galisi
Atualização:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou na manhã desta terça-feira, 18, que não pretende, por ora, discutir a eleição a presidente de 2026. O petista disse que precisa avaliar seu estado de saúde antes de decidir se tentará se reeleger.

“Eu ser candidato não é primeira hipótese”, disse o presidente em entrevista ao Jornal da CBN. “Tem muita gente boa para ser candidato, não preciso ser”.

Lula diz que não querer discutir, por ora, tentativa de reeleição em 2026 Foto: Wilton Júnior/Estadão

Por outro lado, Lula afirma que pode ser candidato “se for necessário para evitar que trogloditas voltem a governar”. “Não permitirei que o Brasil seja novamente governado por negacionista”, disse o petista. Ainda que pretenda avaliar o estado de saúde antes de decidir se tentará um quarto mandato presidencial, Lula disse que, em 2026, estará com 80 anos de idade e “no auge” da vida.

De acordo com pesquisa Genial/Quaest divulgada em maio, a maior parte dos brasileiros considera que Lula “não merece” um novo mandato presidencial. Segundo o levantamento, 55% dos entrevistados não acham que Lula merece um quarto mandato à frente do Executivo federal, enquanto 42% dos pesquisados diz que o atual mandatário merece uma recondução.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.