Lula diz que está andando ‘totalmente à vontade’ após cirurgia e planeja novas viagens

Presidente mira giro por Estados e ida aos Emirados Árabes, em novembro, para COP 28; deslocamento internacional depende de avaliação médica

PUBLICIDADE

Foto do author Sofia  Aguiar

BRASÍLIA – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que está conseguindo andar “totalmente à vontade” após ter realizado cirurgia no quadril no último dia 29. Diante da recuperação, o petista disse que planeja viajar a alguns Estados antes de ir à COP 28, no final de novembro, nos Emirados Árabes.

“A cirurgia está perfeitamente bem. Estou recuperando a normalidade, estou conseguindo andar totalmente à vontade”, declarou Lula durante o programa Conversa com o Presidente”, transmissão semanal ao vivo nas redes sociais, nesta terça-feira, 24.

O presidente Lula durante a live 'Conversa com o Presidente', nesta terça-feira, 24 Foto: Reprodução/YouYube

PUBLICIDADE

Lula voltou a trabalhar no Palácio do Planalto nesta segunda-feira, 23, após cerca de três semanas despachando do Palácio da Alvorada. Segundo ele, ainda não é possível fazer alguns movimentos, mas é preciso tomar cuidado na recuperação para que não prejudique o sucesso que foi a cirurgia.

“Do ponto de vista físico, estou bem. Sinto que a cirurgia foi um sucesso”, declarou. O chefe do Executivo voltou a falar que só poderá retomar suas agendas internacionais após uma avaliação da equipe média que será feita de seis a oito semanas após o procedimento no quadril, quando deverá estar recuperado.

A previsão é que a primeira viagem internacional aconteça na COP 28 em Dubai, nos Emirados Árabes, em 30 de novembro. Um dia antes de chegar à conferência, contudo, Lula disse que deve passar na Arábia Saudita para tratar sobre investimentos do país nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Na volta de Dubai, o petista também pretende fazer uma parada na Alemanha.

Antes da viagem internacional, o chefe do Executivo disse que planeja visitar alguns Estados brasileiros. “Estou pronto para viajar, pronto para discutir os problemas do Brasil”, disse.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.