BRASÍLIA – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone nesta quarta-feira, 15, com o presidente do Conselho Europeu, o português António Costa, e falou sobre regulação de big techs. O assunto ganhou mais relevância depois de a Meta - dona do Facebook, do Instagram e do Whatsapp - anunciar o fim da checagem de fatos em suas plataformas nos Estados Unidos.
“Lula confirmou que o Brasil conta com a União Europeia nos esforços multilaterais em defesa da integridade da informação em ambientes digitais, visando à construção de ambientes digitais seguros e confiáveis, alinhados com os valores democráticos. Também mencionou a importância de trabalhar juntos em defesa da soberania regulatória diante da atuação das grandes corporações de tecnologia”, afirma a nota divulgada pelo Palácio do Planalto.
“O presidente brasileiro sublinhou a expectativa de que o próximo Diálogo Digital entre o Brasil e a União Europeia, que será realizado dias 13 e 14 de fevereiro em Bruxelas, possa avançar nessas discussões”, diz o comunicado.
Os dois líderes também falaram sobre o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, que foi assinado em dezembro do ano passado mas ainda precisa cumprir outras etapas antes de começar a vigorar.
“Lula ressaltou que a conclusão das negociações do acordo entre Mercosul e União Europeia foi um grande resultado para os dois blocos. Destacou, ainda, que a partir de agora será essencial garantir condições para assinatura do Acordo e que o Conselho Europeu terá papel fundamental nesse processo”, afirma o comunicado.
A nota do Planalto também cita a reunião de cúpula entre Brasil e União Europeia, que deve voltar a ser realizada ainda no primeiro semestre deste ano.
António Costa foi primeiro-ministro de Portugal entre 2015 e 2024. É um dos principais líderes do Partido Socialista e tem afinidades políticas com Lula. Os dois se encontraram em 2023 quando ainda eram chefes de governo em uma das viagens do presidente brasileiro à Europa.