Lula pede que Janja explique o novo site Comunica BR em evento em MG e a chama de ‘minha assistente’

Plataforma é um projeto da Secretaria de Comunicação Social que promete trazer transparência às ações nos município

PUBLICIDADE

Foto do author Jean Araújo

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), chamou nesta quinta-feira, 27, a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, de sua “assistente” e pediu para ela apresentar o projeto Comunica BR durante a evento no município de Contagem (MG).

PUBLICIDADE

Ao pegar o microfone, Lula começou o discurso dizendo que em cada cidade em que for, falará sobre o Comunica BR. Ele explica que é um aplicativo em que é possível buscar dados dos municípios, como os valores gastos pela gestão local e o quadro de funcionários públicos, além da origem dos valores utilizados.

“Muitas vezes as pessoas não são verdadeiras como deveriam ser. Às vezes você coloca dinheiro em uma cidade e a pessoa nem diz que foi o governo federal. A pessoa faz como se fosse dele, de uma forma plagiando uma obra de outro” explicou o presidente, que complementou dizendo que seria mais fácil informar a parceria entre as gestões estaduais, municipais ou federais.

Nesse momento, o petista convocou Janja a tomar a palavra para dar mais detalhes da iniciativa. “Eu vou pedir para a Janja vir aqui que ela é minha assistente”, fala o presidente.

Publicidade

Presidente da República, Luiz Inácio da Silva (PT) e a primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, em evento em Contagem (MG)  Foto: Reprodução/Youtube CanalGov

O Comunica BR é uma plataforma da Secretaria de Comunicação Social (Secom). A primeira-dama exemplificou como navegar pelo portal, mostrando apenas alguns dados de Contagem a respeito da saúde e da educação em números. Porém, ela relatou que há informações de todos os as áreas e ministérios.

“Esse site é importante, primeiro, para você saber o que está sendo investido aqui no município e, segundo, para você fiscalizar. A gente só consegue ser um cidadão pleno quando a gente tem acesso a essas informações”, relatou Janja. Ela também disse que há um vídeo em seu perfil no Instagram explicando a iniciativa.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.