Lula retorna a São Paulo e se encontra com sindicalistas

Em sua passagem por Brasília, Lula focou principalmente em caciques do PMDB para tentar reverter o desembarque do partido do governo

PUBLICIDADE

Rui Falcão com o ex-presidente Lula Foto: EVARISTO SA|AFP

Brasília - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já retornou a São Paulo, depois dois dais de trabalho em Brasília, no papel de articulador informal do governo. Nesta quarta-feira, 23, à tarde, o ex-presidente participa de Plenária Nacional de Sindicalistas em defesa da democracia, do Estado de Direito e contra o golpe, promovida pelas centrais sindicais. O evento está marcado para às 15 horas. 

PUBLICIDADE

Em sua passagem pela capital federal, Lula focou principalmente em caciques do PMDB para tentar reverter o desembarque do partido do governo. O ex-presidente encontrou-se com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) e com José Sarney (PMDB-AP). Lula também tentou articular um encontro com o vice-presidente Michel Temer, no entanto, na terça-feira, o vice-presidente ficou boa parte do dia em São Paulo, o que evitou o encontro. 

O imbróglio sobre a nomeação de Lula para a Casa Civil continua, mas ontem o ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o juiz Sérgio Moro envie à Corte os processos que envolvem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A decisão, porém, não anula a liminar concedida por Gilmar Mendes na última sexta-feira, que suspendeu a nomeação de Lula como ministro-chefe da Casa Civil.