EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores da política e da economia, com Julia Lindner e Gustavo Côrtes

Em conversa com Alcolumbre, Lula diz que quer União Brasil no governo

Líder do União na Câmara, Elmar Nascimento (BA) também estava presente

PUBLICIDADE

Foto do author Julia Lindner
Atualização:

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se reuniu com o senador Davi Alcolumbre (União-AP) no hotel em que está hospedado, em Brasília, na manhã desta terça-feira, para discutir uma aliança. Segundo Alcolumbre, o encontro foi “ótimo”.

De acordo com aliados do senador, Lula disse objetivamente que busca uma composição com o União e que está disposto a conceder espaço para o partido em seu governo. Na visão desses interlocutores, foi um “convite claro” do petista para que o partido integre a sua base aliada.

Senador Davi Alcolumbre (DEM-AP). Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

PUBLICIDADE

Presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Alcolumbre é também um dos favoritos para ser o relator da PEC da Transição no Senado. Ele tem dito, em conversas reservadas, que quer um espaço para o seu grupo político na próxima gestão para que os acordos no Legislativo possam avançar. E, antes, fazia questão de ter uma conversa com Lula.

O União Brasil é considerado o fiel da balança para o PT conseguir garantir maioria no Congresso. Como já mostrou a Coluna, integrantes da legenda já fizeram chegar aos petistas que esperam ser contemplados por três ministérios.

Além do União, Lula precisa atrair o MDB e o PSD para a sua base aliada. Ele também está promovendo reuniões com as siglas entre ontem e hoje para chegar a um entendimento.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.