A Secretaria de Saúde de São Paulo vai investir R$ 46,6 milhões para impulsionar uma campanha para reduzir a rejeição da população à vacinação. No governo de Jair Bolsonaro, houve queda do nível de adesão ao Programa Nacional de Imunização (PNI). Os valores serão repassados a municípios para apoiar campanha de comunicação.
Em fevereiro, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) sancionou lei que derrubou a obrigatoriedade da vacinação para ingresso no serviço público e em instituições de ensino. A medida foi prometida por ele em campanha.
Mesmo assim, o secretário de Saúde, Eleuses Paiva, espera elevar em pelo menos 10% a cobertura vacinal do Estado, que registrou queda nos últimos anos. Atualmente, a adesão à vacina contra a poliomielite, por exemplo, é de 74,4%. A doença causa paralisia infantil e deixa sequelas permanentes.
Batizada de “Vacina 100 Dúvidas”, a ação será lançada nesta terça-feira (7) e levará anúncios às redes sociais e a emissoras de rádio durante todo o mês de março.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.