PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores da política e da economia, com Julia Lindner e Gustavo Côrtes

Oposição tenta se reorganizar para confrontar ministros na Câmara

Estratégia envolve tentar limitar participação de novatos em oitivas com autoridades

PUBLICIDADE

Foto do author Julia Lindner
Foto do author Mariana Carneiro
Atualização:

Após o desempenho fraco na audiência de Flávio Dino (PSB) na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ), na última terça (28), a oposição fala em se reorganizar para os próximos embates com ministros do governo Lula – Dino foi chamado para mais uma audiência, além de Rui Costa e Fernando Haddad. A avaliação é que parlamentares menos experientes, muitos deles forjados nas redes sociais, precisam se preparar melhor para confrontar autoridades. Além de organizar a ordem de quem vai falar primeiro, para não abrir o confronto com os novatos, deputados esperam contar com dados e informações reunidas pela equipe de Walter Braga Netto no PL. A inspiração é a atuação do PT na Câmara sob Jair Bolsonaro (PL). “Eles vinham ensaiados, todos com os mesmos dados, para falar na tribuna”, disse um bolsonarista. A oposição quer usar a exposição de ministros para desgastar o governo.

AND1 - NACIONAL - 07/03/2023 - Plenário - Sessão Deliberativa Extraordinária - Breves Comunicados - Sessão Deliberativa. Dep. André Fernandes (PL-CE). Foto Pablo Valadares / Câmara dos Deputados Foto: DIV / DIV

Apesar de haver um plano de reorganização, a avaliação da cúpula do PL é que os parlamentares ainda precisarão de tempo para se adaptar e devem enfrentar algumas dificuldades até acertarem o tom.

Leia também: PT se divide sobre candidaturas nas eleições municipais

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.