PUBLICIDADE

MST promove encontro de pré-candidatos sem-terra na semana que vem

Movimento deve reunir mais de 500 pessoas pleiteando cargo de vereador, prefeito ou vice para discutir bandeiras comuns

PUBLICIDADE

Foto do author Guilherme Naldis
Por Guilherme Naldis

Os pré-candidatos às eleições municipais de outubro ou associados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) devem se reunir em um ato promovido pela organização entre 9 e 11 de julho. A ideia é que os postulantes aos cargos de vereador, prefeito e vice se organizem quanto às suas pautas comuns e as bandeiras dos sem-terra.

PUBLICIDADE

Serão entre 500 e 700 pré-candidatos, entre membros e aliados à causa. O evento acontecerá em Guararema (SP), na Escola Nacional Florestan Fernandes e contará com pretensos políticos de 24 estados e do Distrito Federal. Estarão presentes a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, do PSOL, Paula Coradi, e o vice-presidente do PCdoB, Walter Sorrentino, segundo o jornal Folha de S. Paulo.

É a primeira vez que o movimento promove um evento para alinhar estratégia política de alcance nacional. O estado com mais pré-candidaturas é São Paulo, com 19, seguido pela Bahia, com 32, e Pernambuco, 21.

Cerca de 3 mil manifestantes do MST ocuparam o saguão principal do Ministério da Fazenda em Brasília. O protesto pede a realização da reforma agrária e o assentamento imediato de 90 mil acampados Foto: ED FERREIRA/AE.

Os eixos temáticos a serem desenvolvidos entre os postulantes serão luta pela terra, preservação ambiental e alimentação saudável. Segundo João Paulo Rodrigues, dirigente nacional do MST, o movimento vai estimular a defesa da alimentação orgânica nas merendas escolares.

“O povo do MST tem muitos candidatos nos assentamentos. Só que acabam saindo bons candidatos e também outros que não são bons, abrindo espaço para partidos sem compromisso com a reforma agrária”, disse. Para ele, os assentados e filiados à causa devem apoiar candidaturas progressistas em todos os partidos políticos.