Mudança na comunicação de Lula com Sidônio não supera virais do presidente

Mesmo com nova chefia de redes, assumida por estrategista de João Campos (PSB), novos vídeos não ultrapassaram 3 milhões de visualizações até o momento

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Foto do author Karina Ferreira
Atualização:

As redes sociais do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estão de cara nova desde a mudança no comando da comunicação do governo, com uma linguagem que faz o chefe do Executivo se aproximar daquela usada por tiktokers. A mudança, contudo, ainda não se converteu num patamar de visualizações muito acima de outros conteúdos postados no perfil oficial nos últimos dois anos.

Lula ao lado de Sidônio Palmeira, novo chefe da Secom Foto: Ricardo Stuckert/PR

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Postados durante a última semana, após a chegada de Mariah Queiroz Costa Silva, ex-integrante da equipe do prefeito de Recife, João Campos (PSB), e responsável pela estratégia das redes sociais, os novos vídeos no Instagram de Lula têm, até esta segunda-feira, 27, entre 800 mil a três milhões de visualizações.

Os números, porém, não ultrapassam alguns dos vídeos do presidente que mais viralizaram durante a gestão de Paulo Pimenta (PT-RS) na Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), que alcançaram até 12 milhões de reproduções.

Alguns dos vídeos mais visualizados da conta de Lula no Instagram

  • 8 de fevereiro de 2024 - Lula planta oliveira na Embaixada da Palestina no Brasil: 5,3 milhões de visualizações
  • 19 de março de 2024 - Lula pratica corrida e convida população a também praticar exercícios: 11,9 milhões
  • 5 de abril de 2024 - Lula ganha meias de Capivara do prefeito João Campos: 4,1 milhões
  • 14 de junho de 2024 - Lula encontra Papa Francisco: 5,5 milhões
  • 27 de setembro de 2024 - Lula fala que árvore de Tâmaras deu frutos: 3,4 milhões
  • 7 de outubro de 2024 - Lula recebe repatriados da Ucrânia: 6,3 milhões
  • 17 de dezembro de 2024 - Lula encontra Guilherme Gandra Moura, menino que ganhou o prêmio FIFA The Best de melhor torcedor do mundo: 12,4 milhões

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O período das enchentes do Sul do País, que destruíram grande parte do Rio Grande do Sul, também foi uma marca de visualizações dos vídeos do presidente. Um deles, em que Lula sobrevoa a capital, Porto Alegre, ao lado do governador gaúcho, Eduardo Leite (PSDB), soma mais de 15 milhões de visualizações.

Poucos dias antes da chegada do novo ministro da Secom, Sidônio Palmeira, no dia 14 deste mês, responsável pela mudança na chefia da Secretaria de Estratégias e Redes da Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), um dos vídeos de Lula bateu recorde de visualizações. Publicado em meio a crise sobre o Pix, o vídeo em que Lula faz uma doação ao Corinthians, utilizando a ferramenta bancária, foi assistido 17,4 milhões de vezes.

No Planalto, o dano causado à imagem do governo com o caso da norma para maior fiscalização do Pix foi atribuído a um erro de comunicação, como mostrou o Estadão. A revogação da medida ocorreu após forte pressão nas redes sociais, orientadas por um vídeo enganoso do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), em que afirmava que haveria quebra de sigilo nas transações.

O novo formato de edição, entretanto, tem potencial para angariar mais visualizações que antes. Um exemplo disso é o primeiro vídeo postado pelo petista no “formato João Campos”, na última segunda-feira, dia 20, que, uma semana depois, tem 3 milhões de visualizações.

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Nele, Lula abraça um trabalhador, que conta que o filho se formou no curso de Arquitetura e Urbanismo graças ao presidente. O vídeo segue com mais encontros em que pessoas agradecem a Lula por conquistas relacionadas a programas educacionais do governo.

O vídeo original do primeiro encontro, uma versão mais longa e sem muita edição, publicada em 28 de junho de 2024, foi assistida menos da metade de vezes: 1,3 milhão.

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