Francisco Lopes foi demitido da presidência do INSS por ter autorizado a transferência de R$ 8,8 milhões dos cofres públicos para a conta de uma empresa, a RSX, de um tal de Lawrence Barbosa, cujo objetivo na vida é provar os mais de mil melhores vinhos do mundo. O problema é que os técnicos do próprio INSS não aprovaram a empresa, que já tinha sido denunciada por práticas suspeitas antes em transações com o Ministério dos Transportes e a Câmara dos Deputados. Como os órgãos públicos são loteados entre partidos de apoio ao governo e os controles inexistem, as nomeações para dirigi-los são um autêntico convite à picaretagem explícita, que resiste, impávido colosso, a esses tempos de caça a gatunos por operações como a Lava Jato e outras.
(Comentário no Jornal Eldorado da Rádio Eldorado - FM 107,3 - na segunda-feira, 21 de maio de 2018, às 7h30m)
Para ouvir clique aqui e, em seguida, no play
Para ouvir Desconvexo, de e com Caetano Veloso, clique aqui
Abaixo, assuntos do comentário da segunda-feira 21 de maio de 2018
1 - Haisem O que foi revelado de tão grave a ponto de chamar atenção dos bastidores da demissão de Francisco Lopes da presidência do INSS neste fim de semana?
2 - Carolina O que você tem a dizer sobre mais uma reeleição de Nicolás Maduro na Venezuela?
3 - Haisem O que levou o ministro do STF Marco Aurélio Mello a mandar soltar 11 traficantes do Ceará na mesma ocasião em que seu colega "garantista" Gilmar Mendes fez o mesmo com mais quatro réus da Lava Jato no Rio de Janeiro?
4 - Carolina - De onde saiu o dinheiro para financiar a campanha publicitária da comemoração do segundo aniversário do governo Temer na semana passada?
5 - Haisem Por falar em Temer, há alguma novidade para acontecer no caso escabroso da prorrogação infinita da concessão à empresa Libra de um terminal no porto de Santos envolvendo o presidente Temer, cuja conversa suspeita com Joesley Batista completou um ano quinta-feira, mas o Palácio não fez nenhuma questão de festejar?
6 - Carolina O que o leva a pensar que certa decisão recente da procuradora geral da República, Raquel Dodge, pode estar começando a aproximar as investigações da Lava Jato do até hoje intocável e indevassável Judiciário brasileiro?
7 - Haisem Que tipo de desdobramentos pode ter a estréia de advogados no rol dos receptadores de propina da Lava Jato, conforme relatou o furo de Ricardo Galhardo no Estadão do sábado passado?
8 - Carolina Pelo que aconteceu no último fim de semana passada, talvez seja possível concluir que ou os organizadores da Virada Cultural Paulista acabam com o vandalismo ou o vandalismo acaba com essa iniciativa que tinha tudo para pegar, mas está descambando para a zorra generalizada?
SONORA Reconvexo Caetano Veloso
https://www.youtube.com/watch?v=FYZpzzbEvHo
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.