O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou um boné com as letras “CPX” durante caminhada no Complexo do Alemão nesta quarta-feira, 12. Nas redes, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro compartilharam imagens de supostos criminosos usando a mesma sigla e associando essas três letras ao crime organizado. Segundo bolsonaristas, seria uma abreviação para a palavra “cupinxa”, que remete ao tráfico.
Em nota publicada em seu site oficial, a equipe de Lula elucida que CPX é uma abreviação para a palavra “complexo”, usada por ocasião da visita ao Complexo do Alemão. A assessoria do petista publicou ainda que, para o presidente Jair Bolsonaro, “todo morador de comunidade é bandido”.
“O que o bolsonarismo faz? Espalha fotos de presos e procurados da polícia com bonés semelhantes para ofender todos os moradores. É criminoso”, diz a nota.
Nas redes, apoiadores de Bolsonaro compartilharam que CPX significaria “cupinxa”. Cupincha, com “ch”, é sinônimo de “companheiro”, “camarada”, e por vezes é utilizado como tratamento entre criminosos. Bolsonaristas fizeram publicações afirmando que Lula seria um “comparsa” do crime.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.