Pablo Marçal cresce de 4,9 a 7 pontos nas pesquisas em SP; veja por gênero, idade e escolaridade

Empresário empata tecnicamente com os primeiros colocados, o deputado federal Guilherme Boulos e o atual prefeito Ricardo Nunes, em uma das três pesquisas

PUBLICIDADE

Foto do author Karina Ferreira

Três pesquisas divulgadas nesta semana mostram um salto nas intenções de voto no candidato Pablo Marçal (PRTB). Enquanto a AtlasIntel mostrou um crescimento de 4,9 pontos porcentuais no candidato, levantamento da Paraná Pesquisas divulgado nesta sexta-feira, 23, mostra um aumento de 5,4 pontos em relação ao levantamento passado do instituto.

Ambas as pesquisas, no entanto, colocam o ex-coach em terceiro lugar na disputa, atrás de Guilherme Boulos (PSOL) e Ricardo Nunes (MDB). Já no levantamento do Datafolha, divulgado nesta quinta, 22, mostrou um crescimento de Marçal de 7 pontos porcentuais desde o último levantamento do instituto, divulgado em 8 de agosto.

Pablo Marçal (PRTB) aumentou intenção de voto em três pesquisas divulgadas essa semana, em comparação às versões imediatamente anteriores de cada instituto. Foto: Werther Santana/Estadão

Com a subida apontada pelo Datafolha, que o levou para 21%, o candidato do PRTB empatou tecnicamente, dentro da margem de erro de 3 pontos, com o deputado federal (23%) e com o atual prefeito (19%). Veja os votos por segmentação em cada uma das pesquisas:

Por gênero

No levantamento do instituto Paraná, o mais recente, Marçal ocupa o segundo lugar numérico entre os eleitores de sexo masculino, com 22,4% Acima dele está apenas Boulos, com 23,4% de voto dos homens – o terceiro lugar fica com o atual prefeito, com 22,2%. Entre o público feminino, o ex-coach ocupa a quarta posição, com 14,2%. Antes dele vêm José Luiz Datena (PSDB), com 14,3%, Boulos, com 20,7% e Nunes vence no apoio feminino, com 25,7%.

Publicidade

Já na pesquisa Datafolha, Marçal aparece numericamente à frente entre os homens, com 28% das intenções de voto, seguido por Boulos (22%) e Nunes (18%). Nesse grupo, a margem de erro da pesquisa é de quatro pontos porcentuais, o que deixa Marçal e o deputado em empate técnico. Entre as mulheres, Marçal tem 15% das intenções de voto femininas – atrás de Boulos, com 24%, e de Nunes, com 20%.

Na pesquisa AtlasIntel, Marçal registrou 18,9% de intenções de voto entre homens. Na última pesquisa, o índice de menções ao ex-coach no segmento era de 13,7%. Apesar do crescimento, o líder de menções no grupo é Nunes, com 23,9%. Entre homens, Marçal empata tecnicamente com Boulos, que registra 22,1%. Entre as mulheres, o empresário fica em terceiro lugar, com 14,4%, antecedido por Nunes, com 20,2%, e Boulos, campeão entre o voto feminino, com 33,7%.


Por idade

Segundo o Paraná Pesquisas, o empresário tem mais votos entre os adultos de 25 a 34 anos, com 24,5%, segmento etário em que melhor pontua entre os concorrentes e entre seus próprios votos segmentados. O ex-coach também vai bem entre quem tem 35 a 44 anos (20,6%) e os jovens de 16 a 24 anos (24,1% – vencendo de Boulos, com 20,3% e de Datena, com 15,2%).

No Datafolha, o empresário tem 32% dos votos dos eleitores com idade entre 35 e 44 anos, deixando o segundo colocado, Boulos, 11 pontos atrás, com 21%. Segundo a pesquisa, Marçal também vai bem entre os jovens de 16 a 24 anos, atingindo 23%, empatado com Boulos, que pontua o mesmo. Em terceiro fica Nunes, com 14%. Marçal também vai bem entre aqueles com 25 a 34 anos, em segundo lugar, com 24% (Boulos tem 27% e Nunes, 11%); e entre os de 45 a 59 anos, com 19% – Nunes tem 21% e Boulos, 20%.

Publicidade

Na mesma categoria em que ganha no levantamento do Datafolha, Marçal é o melhor colocado na Atlas: olhando para as intenções de voto direcionadas a ele, seu eleitorado está concentrado na faixa de 34 a 44 anos, com 25,5%, à frente de todos os outros candidatos. Esta é a única faixa etária em que o empresário ganha dos outros concorrentes. Ele também pontua bem entre aqueles que tem 45 a 49 anos, com 16,2% de intenções de voto, e entre os idosos (60 a 100 anos), com 15,8%. Em todos esses segmentos, no entanto, ele aparece em terceiro lugar, precedido por Nunes ou Boulos.

Por escolaridade

Quanto aos votos direcionados a Marçal por escolaridade do eleitor, o candidato vence entre os que estudaram até o ensino médio, com 20,7%, aponta a Paraná Pesquisas. Nessa categoria, ele fica atrás somente de Nunes, que tem 23,7% dos votos. Entre os eleitores com ensino superior, o ex-coach tem 19,6% das intenções de voto, atrás de Boulos (28,9%) e Nunes (22,9%).

Segundo a Datafolha, Marçal é o melhor colocado, com 26% de menções entre os que possuem ensino médio. Em segundo lugar, aparecem empatados Boulos e Nunes, com 19% cada. O ex-coach também pontua bem entre os que possuem ensino superior, com 2%, atrás apenas de Boulos, com 32%.

Conforme a Pesquisa AtlasIntel, o empresário também vai melhor entre aqueles que estudaram o ensino médio, com 19,8%, atrás de Boulos, com 31,8%. Sua segunda melhor segmentação, no entanto, difere das demais pesquisas: Marçal tem 17,6% entre quem completou o ensino fundamental, categoria que seu oponente, Ricardo Nunes, aparece com 43,9% das intenções de voto.

Publicidade

Sobre as pesquisas

PUBLICIDADE

O Paraná Pesquisas realizou 1.500 entrevistas pessoais em São Paulo entre os dias 19 e 22 de agosto. A margem de erro é de 2,6 pontos porcentuais e o índice de confiança, de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-06659/2024.

O Datafolha ouviu 1.204 eleitores paulistanos entre os dias 21 e 22 de agosto. O levantamento tem margem de erro de 3 pontos porcentuais e está registrado no TSE sob o número SP-08344/2024.

A pesquisa da AtlasIntel escutou 1.803 paulistanos de 16 anos ou mais entre os 15 e 20 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais e o índice de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE com a identificação SP-02504/2024.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.