Paraná Pesquisas em Fortaleza: André Fernandes tem 48,1% e Evandro Leitão, 43% no segundo turno

Candidato do PT tem rejeição de 46,3% dos eleitores da capital cearense; porcentual de quem não votaria ‘de jeito nenhum’ no deputado federal do PL chega a 37,6%

PUBLICIDADE

Foto do author Pedro Lima

De acordo com o levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta sexta, 11, o deputado federal André Fernandes (PL) lidera a disputa pela Prefeitura de Fortaleza com 48,1% das intenções de voto dos eleitores da cidade. Seu adversário, o deputado estadual Evandro Leitão (PT), aparece em segundo, com 43%. Os dois estão empatados tecnicamente dentro da margem de erro — estabelecida em 3,5 pontos porcentuais para mais ou para menos.

Os eleitores que afirmaram que devem votar branco, nulo ou em nenhum dos dois somam 4,9%. Já os que não souberam, ou não responderam, chegam a 4%. Os dados são referentes ao cenário estimulado do levantamento, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados.

André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT) disputam o segundo turno em Fortaleza. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados e Reprodução/ALECE

O Paraná Pesquisas entrevistou 800 eleitores da cidade de Fortaleza entre os dias 7 e 10 de outubro. O grau de confiança do levantamento é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número CE-02898/2024.

PUBLICIDADE

No cenário espontâneo, quando não são apresentados os nomes dos postulantes aos eleitores, 35,6% afirmaram a intenção de votar em Fernandes. Leitão, por sua vez, tem a preferência de 30% dos fortalezenses nesse caso. Outros nomes foram citados por 0,8% dos entrevistados, enquanto 5,1% disseram que pretendem votar em branco, nulo ou em ninguém. O índice dos que não souberam ou não responderam chegou a 28,5%.

O petista lidera o cenário de rejeição do levantamento feito pelo instituto Paraná Pesquisas. “Não votariam de jeito nenhum” em Evandro Leitão 46,3% dos eleitores de Fortaleza. O índice para André Fernandes é de 37,6%. Os que disseram que “poderiam votar” no postulante do PL para assumir a cadeira de prefeito da capital cearense são 18,9%, ante 19,5% do candidato do PT.

Siga o ‘Estadão’ nas redes sociais

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.