Paraná Pesquisas em Fortaleza: André Fernandes tem 47,1% e Evandro Leitão, 44,2% no segundo turno

Petista lidera índice de rejeição entre os eleitores da capital cearense com 45,6% ante 43,2% do adversário

PUBLICIDADE

Foto do author Pedro Lima
Atualização:

O candidato à prefeitura de Fortaleza, capital do Ceará, André Fernandes (PL) aponta na liderança, com 47,1%, em novo levantamento de intenção de voto do instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta quinta, 24. Seu adversário, Evandro Leitão (PT), aparece com 44,2% dos votos totais. Os dois estão empatados tecnicamente dentro da margem de erro. O índice dos eleitores que não votariam em nenhum dos dois, em branco ou nulo soma 5,1%. Já os que não souberam ou não responderam, são 3,6%.

Considerando apenas os votos válidos, ou seja, excluindo brancos, nulos e indecisos, André desponta com 51,6% das intenções, ante 48,4% de Leitão. Esses números fazem parte do cenário estimulado, quando são apresentados os nomes dos candidatos que concorrem ao cargo de prefeito de Fortaleza.

O instituto Paraná Pesquisas ouviu 1.000 eleitores de Fortaleza (CE) presencialmente entre os dias 20 e 23 de outubro. O grau de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro é de 3,2 pontos porcentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número CE-03394/2024.

André Fernandes (à esq.) e Evandro Leitão disputarão o segundo turno em Fortaleza Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados e Reprodução/ALECE

PUBLICIDADE

O postulante do PL também surge na liderança no cenário espontâneo, quando não são apresentados os nomes dos candidatos aos entrevistados, com 37% das intenções de voto. O oponente do PT acumula 35,8%. Ambos também estão em empate técnico neste caso. O índice de quem não soube ou não quis responder é de 21%, e 6% afirmou que não deve votar em ninguém, em branco ou nulo. 0,2% dos eleitores citaram outros nomes.

O petista é dono do maior índice de rejeição entre os dois nomes que avançaram ao segundo turno em Fortaleza. 45,6% dos eleitores da capital cearense não votariam nele de jeito de nenhum, ante 43,2% no oponente do PL. A parcela da população que poderia votar nos dois é de 7,1%, e são 6,8% os que não souberam ou não quiseram responder.

Publicidade

Siga o ‘Estadão’ nas redes sociais

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.