BRASÍLIA – O PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, elegeu 510 prefeitos no primeiro turno da eleição municipal, neste domingo, 6, conforme números atualizados até 23 horas. A legenda, presidida pelo ex-deputado Valdemar Costa Neto, um dos expoentes do Centrão, ficou em quinto lugar na lista de partidos que mais elegeram prefeitos nesta primeira etapa da disputa.
Em termos absolutos, os Estados em que o partido mais teve candidatos vitoriosos foram São Paulo (102), Santa Catarina (90), Minas Gerais (53) e Paraná (52). No Rio de Janeiro (22), em Santa Catarina (90) e no Maranhão (40), por sua vez, o PL liderou a disputa entre todos os partidos e foi a legenda que mais elegeu candidatos no primeiro turno. O dado final poderá mudar após a totalização de votos em todas cidades brasileiras.
O PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, elegeu mais candidatos do que o PT, legenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em todo o País, o partido mais vitorioso foi o PSD, comandado pelo ex-ministro e secretário de Governo de São Paulo, Gilberto Kassab.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.