A nova pesquisa da AtlasIntel de intenção de voto para a prefeitura de Salvador (BA), divulgada neste sábado, 5, coloca o atual prefeito da capital baiana, Bruno Reis (União Brasil), com 72,2% das menções, em ampla vantagem sobre o segundo colocado, Geraldo Júnior (MDB), que tem 17,5% das intenções de voto válidos. Na sequência aparece Kleber Rosa (PSOL), com 9,3%.
Com a vantagem entre o primeiro e o segundo colocado, é improvável que a capital tenha uma segunda etapa de votação.
Os números foram aferidos no cenário estimulado da pesquisa, que apresenta o nome dos candidatos aos entrevistados. Eslane Paixão (UP) e Victor Marinho (PSTU), juntos, somam 1%, enquanto Silvano Alves (PCO) e Giovani Damico (PCB) não pontuaram.
Mesmo assim, a pesquisa testou um possível cenário de segundo turno entre Reis e Geraldo Júnior. Nele, o prefeito aparece com 71% das intenções de voto, ante 22% no ex-governador. São 5% os que votariam em branco ou anulariam o voto, e 3% os que não souberam responder.
O levantamento ouviu 1.209 eleitores entre os dias 24 e 29 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos porcentuais, com nível de confiança de 95%, e registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-01970/2024.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.