Pesquisa Ipespe: Lula tem 44% das intenções de voto; Bolsonaro, 31% e Ciro, 8%

Pesquisa divulgada nesta sexta-feira, 6, ainda aponta vitória do candidato petista no segundo turno

PUBLICIDADE

Por Giordanna Neves
Atualização:

Pesquisa Ipespe divulgada nesta sexta-feira (6), a primeira do mês de maio, mantém o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança das intenções de voto para a Presidência com 44% das intenções de voto - um ponto a menos que duas semanas atrás. O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com 31%, mesmo patamar que a pesquisa anterior, seguido por Ciro Gomes (PDT), com 8%.

Na sequência do levantamento estimulado de primeiro turno (para o qual é apresentada ao eleitor uma lista de opções de pré-candidatos), estão João Doria (PSDB), com 3% das intenções de voto, e André Janones, com 2%. Simone Tebet (MDB) e Felipe d’Ávila (Novo) estão empatados, com 1%. José Maria Eymael (PDC), Vera Lúcia (PSTU) e Luciano Bivar (União Brasil) não pontuaram nesta pesquisa.

Lula fala em evento em Brasilândia no final de abril. Ex-presidente segue na liderança da corrida eleitoral, com 44% das intenções de voto, mostra pesquisa Ipespe. Foto: Carla Carniel/Reuters

No levantamento espontâneo, quando os entrevistados não recebem uma lista de candidatos para escolher, Lula se mantém na liderança com 38%. Bolsonaro conquistou um ponto desde a última pesquisa e chegou em 29% das intenções de voto.

Segundo turno

PUBLICIDADE

Nas projeções para segundo turno, Lula mantém a liderança sobre os demais candidatos em todos os cenários testados. Contra Bolsonaro, o petista teria 54% dos votos e o presidente, 34%. Em um suposto segundo turno com Ciro Gomes, Lula registra 52% contra os 25% do ex-ministro. Na disputa contra Doria, Lula pontua 55% e o tucano, 19%.

Foram entrevistadas mil pessoas entre os dias 2 a 4 de maio. A margem de erro é de 3,2 pontos porcentuais e o nível de confiança é de 95,5%. A pesquisa foi financiada pela XP, uma das maiores corretoras de investimentos do País, e registrada na Justiça Eleitoral sob número BR-03473/2022.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.