Pesquisa Quaest divulgada neste sábado, 5, aponta empate triplo na eleição em Campo Grande (MS). A ex-deputada federal Rose Modesto (União) tem 31% dos votos válidos, enquanto o deputado federal Beto Pereira (PSDB) e a atual prefeita, Adriane Lopes (PP), aparecem com 30% cada. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Em seguida está a deputada federal Camila Jara (PT), que marcou 7%. Beto Figueiró (Novo) tem 2%. Luso de Queiroz (PSOL), Ubirajara Martins (DC) e Jorge Batista (PCO) pontuaram menos de 1%. O cálculo dos votos válidos exclui os eleitores indecisos e os votos brancos e nulos.
O cálculo dos votos válidos tradicionalmente exclui os eleitores indecisos e os que responderam que anularão o voto ou votarão em branco. A Quaest, contudo, também considera o nível de probabilidade dos eleitores de cada candidato saírem de casa para votar.
A Quaest entrevistou 1.000 eleitores entre os dias 3 e 5 de outubro. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo MS-01183/2024.
Espontânea
A Quaest também mediu o cenário espontâneo, quando a lista de candidatos não é apresentada aos entrevistados. Neste caso, Pereira tem 20% das menções, seguido de Modesto, com 19% e Lopes com 18%. Jara foi citada 5% das vezes e os outros candidatos somados têm 1% das citações. Indecisos são 34% e brancos e nulos, 3%.
Segundo turno
Em um eventual segundo turno, a candidata do União Brasil venceria os demais concorrentes. Rose Modesto tem 51% contra 34% de Beto Pereira, com 3% de indecisos e 12% de brancos e nulos.
Ela também bate Adriane Lopes, por 53% a 35%. Brancos e nulos são 10%, enquanto indecisos são 2%.
O portal G1 não divulgou o resultado de eventual segundo turno entre Adriane Lopes e Beto Pereira.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.