Pesquisa Quaest no Rio: Paes tem 60%, Ramagem, 9% e Tarcísio, 5%

Candidato à reeleição pelo PSD, o atual prefeito Eduardo Paes tem o triplo da soma dos outros candidatos na disputa

PUBLICIDADE

Foto do author Rayanderson Guerra
Atualização:

RIO – Pesquisa divulgada pelo instituto Quaest nesta quarta-feira, 28, mostra o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), com 60% das intenções de voto na disputa para a prefeitura da capital fluminense. O deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) aparece com 9% e o deputado federal Tarcísio Motta (PSOL-RJ) tem 5%.

Candidato à reeleição, Paes cresceu 11 pontos porcentuais desde a pesquisa Quaest divulgada em 24 de julho deste ano. No levantamento anterior, o prefeito Rio tinha 49% das intenções de voto e Ramagem, candidato apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), aparecia com 13%, empatado no limite da margem de erro com Tarcísio Motta, que tinha 7%.

O ex-deputado federal Cyro Garcia (PSTU) tem 3% das intenções de voto. Em seguida, estão o deputado estadual Rodrigo Amorim (União), Juliete Pantoja (UP), Marcelo Queiroz (PP) e Carol Sponza (Novo), com 1% cada. Henrique Simonard (PCO) não pontuou. Votos em branco e nulos somam 13%, e 6% não sabem responder.

Eduardo Paes é oficializado candidato do PSD a Prefeitura do Rio Foto: Divulgação/PSD

PUBLICIDADE

Na pesquisa espontânea, em que os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, Paes tem 26%, Ramagem, 5%, e Tarcísio, 1%. Os demais não pontuaram. Neste cenário, o número de indecisos é de 65%.

A Quaest fez entrevistas presenciais com 1.140 eleitores cariocas entre os dias 25 e 27 de agosto de 2024. A margem de erro é de três pontos porcentuais. O levantamento foi contratado pela TV Globo e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RJ-08084/2024.

Publicidade

Apoio de Lula, Bolsonaro e Castro

O instituto perguntou aos entrevistados se eles votariam em um nome apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pelo ex-presidente Jair Bolsonaro ou pelo governador do Estado, Cláudio Castro (PL), mesmo sem conhecer o candidato.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o presidente da República, Lula. O ex-presidente Jair Bolsonaro e o deputado Alexandre Ramagem.  Foto: Pedro Kirilos/Estadão e Marcos Correa/PR

Segundo o levantamento, 77% responderam que não votariam em um candidato de Lula, 69% não apoiariam um nome de Bolsonaro e outros 83% rejeitam um candidato de Castro.

Rejeição

Outro ponto questionado pelos entrevistadores é em quem o eleitor não votaria de jeito nenhum. De acordo com o levantamento, o candidato mais rejeitado é Cyro Garcia, com 43%, seguido por Tarcísio Motta (38%), Alexandre Ramagem (27%), Eduardo Paes (26%), Marcelo Queiroz (26%), Rodrigo Amorim (23%), Juliete Pantoja (12%), Henrique Simonard (11%) e Carol Sponza (8%).

Conhecimento e potencial de voto

A pesquisa também mediu o nível de conhecimento dos candidatos pelos entrevistados, perguntando quem o entrevistado conhece e poderia votar. Paes foi o candidato que obteve maior índice, com 69%. Em seguida aparecem Tarcísio Motta (20%), Cyro Garcia (17%), Alexandre Ramagem (16%), Marcelo Queiroz (8%), Rodrigo Amorim (7%), Juliete Pantoja (4%), Carol Sponza (4%) e Henrique Simonard (2%).

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.