Na mais recente pesquisa da Quaest para a capital do Espírito Santo, divulgada neste sábado, 5, o atual prefeito, Lorenzo Pazolini (Republicanos), lidera a corrida com 50% das intenções de votos válidos – e pode, portanto, vencer em primeiro turno –, seguido pelo ex-prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB), com 23%, e pelo também ex-prefeito capixaba João Coser (PT), com 22%.
Neste cenário, em que são excluídos votos brancos, nulos e indecisos, Camila Valadão (PSOL) tem 3%, Assumção (PL) tem 2%, e Du (Avante) não pontuou.
Considerando os votos totais, cenário que abrange os brancos e nulos, Pazolini aparece com 51%, Coser com 17%, Vellozo Lucas com 8%, Camila Valadão com 7% e Assumção com 2%. Indecisos são 9%; branco/nulo/não vai votar, 6%.
O instituto Quaest entrevistou 1.000 pessoas presencialmente, entre os dias 4 e 5 de outubro. O nível de confiança é de 95%, e a pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo ES-00977/2024.
O Quaest também pesquisou a intenção de votos espontânea, em que os nomes dos candidatos não são apresentados aos eleitores. Neste cenário, Pazolini tem 41%, Luiz Paulo Vellozo Lucas, 14%, João Coser, 11%, Camila Valadão, 3%, e Assumção aparece com 3%. Du não pontuou. Os indecisos representam 26% dos entrevistados, enquanto brancos, nulos e aqueles que não sabem se irão votar são 2%.
Siga o ‘Estadão’ nas redes sociais
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.