O atual prefeito de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, Sebastião Melo (MDB), pré candidato à reeleição, tem entre 40% e 42% das intenções de voto no pleito de 2024, segundo a pesquisa RealTime Big Data divulgada nesta segunda-feira, 1. Em quatro cenários testados, aparece em segundo lugar a deputada federal Maria do Rosário (PT), que tem entre 22% e 26% das intenções de voto.
A pesquisa estimulada, que apresenta aos entrevistados o nome dos pré-candidatos, demonstra que em um primeiro cenário o prefeito fica 18 pontos porcentuais a frente da parlamentar. Nesta situação, 40% dos entrevistados pretendem votar em Melo, 7% nulo ou branco e 8% não sabe.
Já a deputada estadual Luciana Genro (PSOL) tem 7% das intenções de voto, enquanto a deputada federal Any Ortiz (Cidadania) e a ex-deputada estadual Juliana Brizola (PDT) têm 5% cada. A Comandante Nádia (PP) aparece com 4% e o deputado estadual Thiago Duarte (União) com 2%.
Em um segundo cenário, que apresenta a deputada estadual Nadine Anflor (PSDB), que tem 2% das intenções de votos, no lugar de Any Ortiz, o prefeito segue na liderança com 41%. Em seguida, Maria do Rosário tem 22%, Luciana Genro (PSOL) permanece com 7%, Juliana Brizola (PDT) 6%, Comandante Nádia (PP) 5%, e Thiago Duarte (União) novamente 2%.
A pré-candidata Maria do Rosário apresenta sua maior vantagem, 26%, nas duas últimas situações testadas. Em uma, Melo permanece com 41%, Juliana Brizola aparece com 7%, Any Ortiz com 6% e Thiago Duarte com 2%. Já na outra, o prefeito alcança 42% das intenções de voto, Juliana Brizola 8% e Thiago Duarte e Nadine Anflor têm 3% cada.
O atual prefeito apresenta vantagem nos recortes de gênero, renda e idade feitos pelo instituto. Em relação às localidades, apenas na região que agrupa os bairros de Restinga, Ponta Grossa, Lageado, Lami, Boa Vista do Sul, São Caetano, Extrema e Chapéu do Sol, ele aparece em segundo lugar. Nesta localidade, Melo tem 30% das intenções de voto, enquanto Maria do Rosário tem 31%.
Segundo turno
A pesquisa testou dois cenários de segundo turno. Em uma disputa entre Sebastião Melo e Maria do Rosário, o prefeito seria reeleito com 53% dos votos e a candidata teria 33% deles. 11% dos entrevistados disse que votaria branco ou nulo e 3% não soube responder.
Já na segunda situação, Melo venceria Luciana Genro por 55% a 29% dos votos. Os brancos e nulos somam 12% e aqueles que não sabem são 4% neste cenário.
Avaliação do governo
A gestão do prefeito é aprovada por 58% dos entrevistados e reprovada por 37%. Os que não sabem avaliar somam 5%. Já em relação à votabilidade, 22% disse que votaria com certeza em Melo, 38% poderia votar, 36% não votaria e 4% não sabe.
A avaliação da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresentou empate entre os que a aprovam e os que a desaprovam. São 46% para cada lado, enquanto 8% não sabe responder.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.