O presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, é o personagem da semana na série do Estadão “Para Ver, Ouvir e Pensar”. Ele está entre os envolvidos nos esforços para ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. A estatal atua no transporte de donativos às vítimas. Numa pausa da agenda, Santos deu dicas de música, filme e livro. O advogado destaca obra de Guimarães Rosa e canção que fala de cartas.
Veja as dicas do presidente dos Correios:
Um livro
Fabiano Silva dos Santos escolhe a mesma obra que já foi indicada pelo ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira. O livro é “Grande Sertão: Veredas”, do escritor Guimarães Rosa. A primeira edição é de 1956. Além de narrar a história do personagem Riobaldo, o diplomata Rosa aventura-se em experiências linguísticas.
Um filme
Santos confessa ser um aficcionado na saga cinematográfica de George Lucas. O presidente dos Correios inclui-se entre os milhares de fãs de Star Wars. Abaixo vai o trailer do primeiro filme lançado ainda na década de 1970, nos Estados Unidos, que angariou uma legião de seguidores por todo o mundo que costumam repetir o bordão dos heróis do filme: “Que a força esteja com você”.
Uma música
A escolha de música pelo presidente dos Correios é proposital. Além de apreciar os versos que falam de saudade e já foram cantados por Elba Ramalho, Zé Ramalho, Geraldo Azevedo e Zeca Baleiro, ele indica “Ai que saudade d’ocê” também pela referência ao mundo das cartas que fazem parte da história da estatal que dirige. Diz trecho da canção:
“Se um dia ocê se lembrar
Escreva uma carta pra mim
Bote logo no Correio
Com frases dizendo assim
Faz tempo que não te vejo
Quero matar meu desejo
Te mando um monte de beijo
Ai, que saudades sem fim”
Ficha técnica:
Livro: Grande Sertão Veredas
Música: Ai que saudade d’ocê
Filme: Star Wars
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.