Lula publica vídeo de Dia das Mães e dedica mensagem a mulheres do Rio Grande do Sul

Presidente disse que as mães gaúchas ‘não estão sozinhas’ e que o governo estará junto com a população ‘para recuperar e reconstruir o que foi destruído’

PUBLICIDADE

Foto do author Gabriel Hirabahasi
Atualização:

BRASÍLIA- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou, na manhã deste domingo, 12, uma mensagem de celebração do Dia das Mães. O presidente dedicou a maior parte do vídeo, de 1 minuto e 17 segundos, a um recado de solidariedade ao Rio Grande do Sul – em especial às mães do Estado, atingido há dias por fortes chuvas que provocaram enchentes.

Lula disse que as mães gaúchas “não estão sozinhas” e que o governo estará junto com a população “para recuperar e reconstruir o que foi destruído, cidades, casas, pontes, rodovias”.

Presidente Lula faz homenagem de Dia das Mães com mensagem para o Rio Grande do Sul, atingido por enchentes Foto: Canal Lula via YouTube

PUBLICIDADE

“Mas sabemos que nem tudo poderá ser recuperado. Mães perderam seus filhos e filhos perderam suas mães. A melhor maneira de honrarmos a memória daqueles que se foram é trabalharmos juntos, com aquilo que o povo brasileiro tem de melhor: o espírito de união, a solidariedade e o amor ao próximo. Neste dia de hoje, nossa gratidão àquelas que não nos deixam jamais perder a fé e a esperança”, afirmou.

O governo já anunciou uma série de medidas para a população do Rio Grande do Sul, além de repasses a prefeituras em calamidade pública com as inundações. Parte da ajuda, porém, ainda deve ser anunciada após as cidades e o Estado calcularem quanto será necessário para reconstruir toda a infraestrutura destruída (como prédios públicos, estradas e ruas, por exemplo).

Na quinta-feira, 9, o governo publicou uma medida provisória com uma série de ações para ajudar o Rio Grande do Sul e sua população, como linhas de crédito específicas, adiamento no pagamento de impostos e financiamento para estruturação de projetos. Neste sábado, 11, em edição extra do Diário Oficial, abriu uma linha de crédito de R$ 12,2 bilhões. Total já liberado pelo governo supera R$ 60 bilhões.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.