A campanha de segundo turno para Presidência e governos de 12 Estados já começou. Parte importante dela são os debates, nos quais os candidatos têm a oportunidade de contrapor ideias e confrontar adversários. O Estadão promoverá encontros entre os postulantes ao Planalto e ao Palácio dos Bandeirantes.
O primeiro confronto entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) acontece no domingo, 16, às 20h. O encontro será promovido pelo pool de veículos de imprensa formado por Folha, UOL, TV Bandeirantes e TV Cultura.
O Estadão e a Rádio Eldorado, em pool como SBT, CNN, Veja, Terra e Rádio Nova Brasil, promovem encontro dos dois candidatos na sexta-feira, 21, às 21h30. O debate será realizado em estúdio do SBT, em Osasco (SP), sem plateia, com mediação do jornalista Carlos Nascimento e transmissão ao vivo pelas plataformas dos veículos patrocinadores.
Serão 4 blocos. Em dois, os candidatos se defrontam diretamente. Nos demais, jornalistas fazem perguntas. Haverá réplicas, tréplicas e comentários.
Ambas campanhas já aprovaram as regras do debate. No entanto, apenas o candidato Bolsonaro confirmou presença. Lula não compareceu no debate realizado no primeiro turno pelo mesmo pool de veículos de imprensa.
O candidato Jair Bolsonaro confirmou presença no debate do Estadão; o ex-presidente Lula, ainda não. Nesta segunda-feira, 10 de outubro, o ex-presidente Lula deu sinais de que pretende comparecer aos eventos. Em entrevista à rádio Tupi, do Rio de Janeiro, ele afirmou que sua postura na televisão será de “comparar propostas” e evitar discussões de “baixo nível”.
“Vou debater da forma que tem de ser um debate. Duas pessoas apresentando propostas na televisão, uma questionando a outra. Quero saber o que ele fez e o que eu fiz, fazer uma comparação entre os dois governos (...) Eu, de vez em quando, vejo o presidente aparecer na TV meio nervoso, meio boquirroto, ofendendo as pessoas. Da minha parte não haverá baixo nível nem jogo rasteiro”, afirmou.
Também está confirmado o debate da TV Record, no dia 23 de outubro. Bolsonaro já confirmou presença, e Lula ainda não, segundo informações do portal R7, ligado à emissora.
Estados
Nesta segunda-feira, 10, às 22h, a Band promove debate entre os candidatos ao governo do Amazonas, da Bahia, do Rio Grande do Sul e de São Paulo. A Rede Globo promove embates entre os postulantes a governador no dia 27 de outubro, com início previsto para 22h.
O Estadão e a Rádio Eldorado, em pool SBT, CNN, Veja, Terra e Rádio Nova Brasil, promove encontro dos postulantes ao Palácio dos Bandeirantes com data prevista para sexta-feira, 14, às 22h.
A TV Cultura informou que o Roda Viva recebe os dois candidatos que disputam o governo de São Paulo, na segunda-feira, 17. A edição especial começa às 22h e terá quatro blocos com duração de 25 minutos cada, além de um quinto bloco com as considerações finais.
Os entrevistados ocuparão o centro do Roda Viva de forma alternada, conforme sorteio no Jornal da Cultura. A apresentação será da jornalista Vera Magalhães.
Ao Estadão, as assessorias dos candidatos Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Fernando Haddad (PT) informaram que a agenda de debates ainda não está fechada. Tarcísio pretende participar de todos. O petista, por ora, prevê participação nos embates da Band e da Globo.
Agenda de debates: Presidência da República
16/10 às 20h - Folha, UOL, TV Bandeirantes e TV Cultura.
21/10 às 21h30 - Estadão, Rádio Eldorado, SBT, CNN, Veja, Terra e Rádio Nova Brasil
23/10 às 21h30 - TV Record
28/10 às 21h30 - TV Globo
Agenda de debates: governo de SP
10/10 às 22h - Band
14/10 às 22h - Estadão, Rádio Eldorado, SBT, CNN, Veja, Terra e Rádio Nova Brasil
17/10 às 22h - TV Cultura (Roda Viva)
27/10 às 22h - TV Globo
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.