PUBLICIDADE

Quem é Eduardo Siqueira Campos, prefeito eleito de Palmas no segundo turno das eleições 2024

Natural de Campinas (SP), o candidato do Podemos bateu a bolsonarista Janad Valcari (PL) no segundo turno das eleições municipais

Foto do author Maria  Magnabosco
Por Maria Magnabosco

Em Palmas (TO), Eduardo Siqueira Campos (Podemos) foi eleito prefeito, ao lado de seu vice, o Pastor Carlos Eduardo (Agir). O candidato derrotou a bolsonarista Janad Valcari (PL) 53,03% dos votos válidos no município e o resultado representou uma virada no cenário político do primeiro turno, em que Eduardo Siqueira estava em desvantagem, com 32,42% dos votos válidos, e a rival estava à frente com 39,22%.

O prefeito eleito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos (Podemos), que venceu a disputa eleitoral Foto: @eduardosiqueiracampos via Instagram

PUBLICIDADE

A candidata bolsonarista havia feito uma campanha peculiar. Valcari se destacou nas pesquisas, mas faltou aos debates. Na pré-campanha, recepcionou Jair Bolsonaro para carreata na cidade e também recebeu o deputado Nikolas Ferreira. Ela também tinha o apoio do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos).

Nesta eleição com reviravolta, Siqueira Campos apresentou como proposta em sua campanha a construção do Hospital de Urgência e Emergência, implementação de cursos profissionalizantes para o mercado digital, revitalizar as praias, investir em turismo, atrair empresas e indústrias melhorar o transporte público e apoiar a causa animal.

Leia também

Eduardo Siqueira Campos nasceu em Campinas (SP). Graduado em Pedagogia, o candidato iniciou a carreira política em 2006, quando concorreu à vaga de senador, mas não foi eleito. Em eleições posteriores, foi eleito deputado estadual duas vezes.

Siqueira Campos disputou a prefeitura de Palmas pela coligação Juntos Podemos Agir (Agir/PRTB/Podemos). O candidato obteve 78.673 votos nesta etapa da votação. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram totalizados, na cidade, 148.357 votos válidos. Votos nulos somaram 4.502 (2,89%) e votos em branco totalizaram 2.746 (1,76%). Compareceram às urnas 155.605 eleitoras e eleitores (74,27%), e a abstenção do eleitorado foi de 53.919 (25,73%).

Esta foi a primeira vez que a capital tocantinense teve um segundo turno em eleições municipais. A população alcançou 200 mil pessoas no ano passado, condição que exige nova rodada de votação quando algum dos candidatos não consegue a maioria absoluta dos votos.

Publicidade

Siga o ‘Estadão’ nas redes sociais

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.