Quem é ‘Maneco’, ex-prefeito do PT cotado para ser ‘número 2′ de Paulo Pimenta no Rio Grande do Sul

Prefeito de Taquari por dois mandatos e petista há mais de duas décadas, ‘Maneco’ é cotado para o posto ‘número dois’ da autoridade federal no Rio Grande do Sul

PUBLICIDADE

Foto do author Juliano  Galisi
Atualização:

O ministro de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, deve nomear um ex-prefeito petista para a Secretaria-Executiva da pasta, que foi criada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para intermediar o auxílio do governo federal ao Estado afetado pelas enchentes.

Emanuel Hassen de Jesus, o “Maneco”, é o responsável pela Comunicação Institucional do governo Lula e trabalha na Secretaria de Comunicação Social (Secom), chefiada por Pimenta, desde fevereiro do ano passado. Agora, pode continuar a trabalhar com o ministro, como “número dois” na Secretaria Extraordinária, que tem status de ministério.

Emanuel Hassen de Jesus, o 'Maneco', com Lula e Paulo Pimenta Foto: Ricardo Stuckert/PR

PUBLICIDADE

Ele foi prefeito de Taquari, na região central do Rio Grande do Sul, por dois mandatos. O advogado e músico é filiado ao PT há mais de duas décadas.

Emanuel Hassen de Jesus é advogado e tem 44 anos. Ele é filiado ao Partido dos Trabalhadores desde novembro de 2001. Nas eleições de 2004, foi candidato a vereador em Taquari, obteve 127 votos e não foi eleito.

Publicidade

Ele voltou a disputar uma eleição local em 2008. Foi candidato a prefeito e obteve 5.086 votos, conquistando o segundo lugar. O eleito naquela ocasião, Ivo Lautert, do PDT, obteve 5.542 eleitores.

“Maneco” foi candidato a prefeito novamente em 2012 e, então, conseguiu se eleger, com 8.562 votos. Em 2016, com 8.816 votos, foi reeleito, ficando à frente do Executivo municipal de Taquari até 2020. Durante o segundo mandato como prefeito, presidiu, de 2020 a 2021, a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), uma entidade que congrega os gestores das cidades gaúchas.

Após deixar a presidência da Famurs, em maio de 2021, publicou em seu Facebook um vídeo em agradecimento a Paulo Pimenta, então deputado federal. Na época, “Maneco” não era mais prefeito de Taquari, mas havia elegido seu sucessor, André Luis Brito, do PDT, no pleito de 2020. Brito e “Maneco” aparecem no vídeo e agradecem a Pimenta pelo envio de meio milhão de reis em emendas parlamentares. “Para além do recurso, também agradecer a postura que você tem tido como deputado”, disse Maneco no registro, publicado em junho de 2021.

Suplente de deputado e nomeado na Secom

Em 2022, foi candidato a deputado estadual e obteve 34.352 votos. Não foi eleito, ficando como terceiro suplente do PT na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul (Alergs).

Publicidade

Em fevereiro de 2023, foi nomeado para a Secretaria de Comunicação Institucional, uma pasta dentro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

Entenda a autoridade federal no RS

Como mostrou a Coluna do Estadão, “Maneco” deve assumir o posto “número dois” da autoridade federal no Rio Grande do Sul nos próximos dias. Com a nomeação, o ex-prefeito pode se cacifar para concorrer a uma cadeira na Câmara dos Deputados em 2026 pelo Estado.

Cidade de Eldorado do Sul, afetada pelas enchentes Foto: Wilton Junior/Estadão

A entidade chefiada por Paulo Pimenta vai atuar na intermediação entre governos federal e estadual do Rio Grande do Sul. Segundo o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a ideia do governo Lula é que a pasta tenha caráter excepcional, com atuação prevista até o “fim do estado de calamidade” na região.