BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou neste domingo, dia 8, uma intervenção sobre o governo do Distrito Federal. Lula anunciou como interventor federal o atual secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Capelli.
Ricardo Capelli é braço-direito do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. Ele é jornalista de formação e foi secretário de Estado no Maranhão. No último mandato de Dino como governador, Capelli respondia pela Comunicação do governo estadual. No primeiro, chefiou o gabinete de representação do Maranhão em Brasília.
O jornalista presidiu a União Nacional dos Estudantes (UNE). Ricardo Capelli é pós-graduado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). No governo Dilma Rousseff, Capelli trabalhou como secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social.
Antes, também exerceu cargos de diretoria no ministério do Esporte, em governos do PT. Trabalhou em cargos de confiança no governo do Rio e foi secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, em Nova Iguaçu (RJ).
O ministro da Justiça afirmou que Capelli já se dirigiu na noite deste domingo, dia 8, à Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, para tomar controle sobre o aparato de Estado. O interventor já acompanha as operações de contenção de danos, perícias e prisões. Ele vai enviar ao Ministério da Defesa um pedido de suporte de militares das Forças Armadas, para reforço do policiamento.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.