Quem está na frente nas pesquisas em Fortaleza? Veja os números na véspera do segundo turno

Principais levantamentos mostram empate técnico entre os dois, que concorrem à prefeitura da capital do Ceará

PUBLICIDADE

Foto do author Levy Teles

BRASÍLIA – Faltando um dia para Fortaleza conhecer o futuro prefeito da cidade, o eleitor que procurar qualquer uma das pesquisas mais recentes dos principais institutos verá o mesmo cenário: porcentuais de intenção de voto semelhantes entre o deputado federal André Fernandes (PL) e o deputado estadual Evandro Leitão (PT), com variações diminutas entre cada.

A situação se repete desde o fim da primeira rodada de votação, quando Fernandes conquistou a primeira posição, com 40,2% dos votos válidos ante 34,33% de Leitão. Alguns levantamentos, como o da Quaest, por exemplo, mostram tudo igual entre ambos: 50% dos votos válidos para cada um.

André Fernandes e Evandro Leitão disputam o segundo turno em Fortaleza. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados e Reprodução/ALECE

O cálculo dos votos válidos exclui os indecisos e os entrevistados que responderam que votarão em branco ou anularão o voto. Veja as pesquisas mais recentes de cada instituto:

Quaest

PUBLICIDADE

Assim como Datafolha e AtlasIntel, a Quaest publicou sua última pesquisa no sábado, 26, véspera da votação do segundo. Nela, Fernandes e Evandro têm 50% dos votos válidos. Considerando os votos totais, o parlamentar bolsonarista tem 44% e o petista também aparece com 44%. Outros 11% dos entrevistados indicaram a intenção de votar em branco ou nulo, enquanto 1% está indeciso.

A Quaest entrevistou 1.600 eleitores entre os dias 20 e 25 de outubro. O levantamento tem a margem de erro de três pontos porcentuais e 95% de confiabilidade. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo CE-03187/2024.

Publicidade

Datafolha

A Datafolha também mostra empate técnico entre os candidatos, com André Fernandes numericamente à frente. O candidato do PL tem 51% dos votos válidos ante 49% de Evandro Leitão. Nos votos totais, Fernandes tem 47%, e o candidato do PT, 45%.

O Datafolha entrevistou 1.134 eleitores entre os dias 25 e 26 de outubro. O levantamento tem a margem de erro de três pontos porcentuais para cima e para baixo e conta com 95% de confiabilidade. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo CE-07939/2024.

AtlasIntel

Na pesquisa AtlasIntel, a diferença é ainda mais sutil. Fernandes tem 50,5% dos votos válidos e Leitão, 49,5% – outro empate técnico. Em votos totais, segundo o instituto, Fernandes aparece com 49,8% e Leitão, com 48,9%. A pesquisa mostra que 0,9% diz que vai votar em branco ou nulo, e 0,4% respondeu que não sabe.

A pesquisa entrevistou 1.599 eleitores, a partir de 16 anos, entre os dias 20 e 25 de outubro. O levantamento tem a margem de erro de dois pontos porcentuais e95% de confiabilidade. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo CE-08144/2024.

Real Time Big Data

Pesquisa Real Time Big Data foi divulgada nesta última sexta-feira, 25. Nesse levantamento, Leitão aparece numericamente à frente, com 47% dos votos totais ante 45% de Fernandes. São 5% os que afirmaram votar branco ou nulo, e 3% não souberam ou não quiseram responder.

Publicidade

A pesquisa foi realizada entre os dia 23 e 24 de outubro, com 1.000 eleitores, tem margem de erro de três pontos porcentuais, 95% de índice de confiança e foi registrada sob o protocolo CE-03026/2024.

Paraná Pesquisas

Levantamento do Paraná Pesquisas divulgado na última quinta-feira, 24, também indica empate técnico, mas com a maior vantagem numérica entre os dois. Fernandes tem 47,1% das intenções de votos totais ante 44,2% de Evandro. O índice dos eleitores que não votariam em nenhum dos dois, em branco ou nulo soma 5,1%. Já os que não souberam ou não responderam, são 3,6%.

O instituto Paraná Pesquisas ouviu 1.000 eleitores de Fortaleza presencialmente entre os dias 20 e 23 de outubro. O grau de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro é de 3,2 pontos porcentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada sob o número CE-03394/2024.

Siga o ‘Estadão’ nas redes sociais