Diferentemente do período da campanha eleitoral e mesmo dos meses que a antecedem, em que o apoio e a formação de alianças com políticos é mais comum entre os candidatos que disputam o pleito, na reta final das eleições os candidatos à Prefeitura de São Paulo passaram a receber apoio também da classe artística.
Em vídeos e eventos divulgados nas redes sociais, mensagens e pedidos de votos são direcionados em apoio principalmente aos dois candidatos de partidos de esquerda mais bem posicionados nas pesquisas de intenção de voto, Guilherme Boulos (PSOL) e Tabata Amaral (PSB).
Leia também
Nos últimos três dias, as redes sociais do psolista estão sendo abastecidas com vídeos individuais de mensagens de apoio, em que os artistas declaram voto em Boulos, contam como o conheceram ou apenas pedem que o paulistano vote nele, afirmando que ele “representa esperança” para a capital paulista.
Entre os artistas que apoiam Boulos, estão os cantores Chico Buarque, Caetano Veloso, Emicida, Leci Brandão, Chico César e Nando Reis. Também gravaram mensagens que foram publicadas nas redes sociais de Boulos as atrizes Denise Fraga, Malu Mader, Julia Lemmertz, Paula Bulamarqui, Monica Martelli e Aline Moraes.
Além das gravações, a campanha de Boulos está divulgando que fará uma transmissão ao vivo nesta sexta-feira, 19h, com outros nomes além dos que já o apoiaram, como o influenciador Felipe Neto e a apresentadora e cozinheira Bela Gil.
Já o apoio à Tabata vem de nomes como a apresentadora Angélica, a atriz Rita Guedes e o escritor Francisco Bosco. Os dois os candidatos receberam apoio da classe artística e de intelectuais brasileiros nos últimos dias por meio de manifestos, assinados também por juristas e ex-ministros, em que os signatários falam sobre cada um ser a melhor opção para a cidade.
O ex-coach Pablo Marçal (PRTB) já recebeu o apoio do sertanejo Gusttavo Lima, recentemente teve pedido de prisão decretado em investigação sobre o caso das apostas esportivas, e da dupla Bruno e Marrone. Já o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) não postou apoio de artistas, se limitando a algumas fotos com líderes religiosos.
Siga o ‘Estadão’ nas redes sociais
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.