BRASÍLIA - A primeira-dama Rosângela da Silva, a “Janja”, publicou uma foto antiga ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta quinta-feira, 12. Na postagem, ela afirma que ele estará no Palácio da Alvorada, em Brasília, em breve. Lula está internado em São Paulo desde a segunda-feira, 9, após sofrer um sangramento cerebral.
Na publicação, feita no X (antigo Twitter), Janja disse que Lula em breve estará “em casa e plenamente recuperado”. A primeira-dama também afirmou que a equipe médica, que está com o petista no Hospital Sírio Libanês de São Paulo, está tranquilizando e atualizando ela sobre o estado de saúde do presidente.
Na postagem, Janja citou as três cachorras de estimação dela e do presidente: Paris, Esperança e Resistência. A primeira-dama chamou os pets do casal de “filhas de quatro patas”.
“Ele está muito bem e em breve estaremos em casa, curtindo e sorrindo com nossas filhas de quatro patas, especialmente a dengosa da Paris que, junto com a Resistência e a Esperança, hoje nos representou muito bem na confraternização das trabalhadoras e dos trabalhadores das residências oficiais!”, afirmou a primeira-dama.
Lula passou por uma nova cirurgia, a segunda desde que foi internado, na manhã desta quinta-feira. O procedimento, chamado embolização de artéria meníngea média, buscou impedir novos sangramentos no cérebro.
Segundo o médico particular de Lula, Roberto Kalil Filho, o procedimento foi um “sucesso”. O dreno colocado na cabeça do presidente, na primeira cirurgia, será retirado nesta quinta e, a partir desta sexta-feira, os equipamentos de monitoramento intensivo poderão ser retirados.
“Atualmente, o presidente está sendo monitorado. Quando retirarmos essa monitorização contínua, isso indicará que ele não estará mais sob os cuidados da UTI. No entanto, em relação ao espaço físico, ele continuará no mesmo local onde está alojado”, afirmou Kalil em coletiva de imprensa realizada nesta quinta.
Na noite desta segunda-feira, 9, Lula sentiu dores de cabeça e foi até a unidade de Brasília do Sírio Libanês para fazer exames. Um sangramento cerebral foi constatado, e Lula foi transferido de avião para a unidade de São Paulo, que é mais equipada. O presidente passou por uma cirurgia na madrugada de segunda para terça-feira, 9 e 10. A expectativa é que ele volte para Brasília na próxima semana.
Lula tem 79 anos, completados em outubro deste ano. Há pouco mais de um ano, em setembro de 2023, o presidente fez uma artroplastia total do quadril direito – uma cirurgia para substituir, por uma prótese, a cartilagem desgastada naquela região do corpo.
Em março do ano passado, o presidente também cancelou uma viagem internacional devido a problemas de saúde. Na ocasião, ele foi diagnosticado com pneumonia leve e adiou sua visita à China, que ocorreu meses depois. Quando o cancelamento foi anunciado, ministros, diplomatas e uma delegação de 120 empresários do agronegócio já aguardavam o presidente em Pequim.
Siga o ‘Estadão’ nas redes sociais
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.