Moro afasta comparações entre ‘Vaza Jato’ e troca de mensagens envolvendo Moraes

Senador e ex-juiz criticou vazamento de mensagens que anulou decisões da Lava Jato, mas afirmou que não cabe comparação com as recentes alegações sobre Alexandre de Moraes

PUBLICIDADE

Foto do author Guilherme Naldis
Por Guilherme Naldis

O senador e ex-juiz Sérgio Moro (União Brasil-PR) afirmou nesta quinta-feira, 15, que não há comparação entre o vazamento de mensagens que o envolveram – conhecido como “Vaza Jato” – e as recentes trocas de mensagens relacionadas ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, reveladas pelo jornal Folha de S. Paulo.

Moro criticou a “Vaza Jato”, que divulgou conversas entre ele e então o coordenador da força-tarefa de Curitiba, o ex-procurador Deltan Dallagnol, após uma invasão hacker. Para o senador, a série de reportagens sobre ele “foi uma farsa utilizada para anulação de condenações de corruptos, alguns até confessos. Nenhum inocente incriminado, nenhuma prova fraudada”.

Sérgio Moro e Alexandre de Moraes em evento em 2019  Foto: Dida Sampaio/Estadão

PUBLICIDADE

Em seu perfil no X (antigo Twitter), Moro disse que “apesar dos hipócritas, não há comparações possíveis até porque o objeto dos processos é diferente”. O parlamentar não mencionou o ministro nominalmente.

As conversas expostas pela “Vaza Jato” mostrariam que Moro teria orientado investigações da Lava Jato ao sugerir mudança da ordem de fases da operação, dar conselhos, fornecer pistas e antecipar uma decisão a Deltan Dallagnol. Os membros da Lava Jato nunca reconheceram a autenticidade das mensagens.

Publicidade

Com a publicação da série de reportagens pelo Intercept Brasil, várias decisões de Moro na Operação Lava Jato foram revistas e anuladas, dada a suposta parcialidade do juiz nos processos.

Políticos da oposição têm suscitado que o mesmo possa ocorrer com as decisões de Moraes no inquérito das fake news e dos atos antidemocráticos, além de poder destituir o ministro do cargo. “O que defendo é a eliminação dos excessos, como as penas exageradas dos manifestantes de 8/1″, disse Moro.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.