STF define extradição de britânico preso em SC suspeito de envolvimento com tráfico de drogas

Allan Graham Sice foi preso em novembro de 2023 pela Polícia Federal em Balneário Camboriú, acusado pela Justiça britânica de liderar uma organização criminosa sediada em Manchester, no Reino Unido

PUBLICIDADE

Foto do author Wesley Bião
Atualização:

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) referendou, nesta terça-feira, 22, a extradição do britânico Allan Graham Sice, preso em novembro de 2023, acusado de liderar uma organização criminosa envolvida no tráfico de drogas no Reino Unido.

A relatora do caso, ministra Cármen Lúcia, votou a favor da extradição, argumentando que o crime é tipificado tanto no Brasil quanto no Reino Unido, sem caracterização de “crime político” e sem prescrição. Os demais ministros da turma acompanharam o voto.

Primeira Turma do Supremo referendou a extradição do britânico Foto: Wilton Junior/Estadão

PUBLICIDADE

Com a decisão, o tempo de prisão cumprido no Brasil será descontado de uma eventual pena no Reino Unido, sendo que a pena não poderá exceder 30 anos.

Sice foi preso pela Polícia Federal (PF) em Balneário Camboriú (SC), em 30 de novembro de 2023. O mandado de prisão foi expedido pela Justiça britânica e validado pelo Supremo.

Segundo o processo, ele é suspeito de envolvimento em crimes cometidos em 2020, incluindo fornecimento de cocaína e “conspiração para contornar a proibição de importação de cocaína”, ambos tipificados pela legislação britânica.

Publicidade

De acordo com informações enviadas pela Justiça do Reino Unido, Sice é apontado como líder de uma organização criminosa sediada em Manchester, que atua no fornecimento em larga escala de drogas controladas, principalmente cocaína.

Siga o ‘Estadão’ nas redes sociais

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.