O governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou nesta sexta-feira, 23, o engenheiro civil e ex-reitor da USP Vahan Agopyan como futuro secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação. O nome era o único pendente das 23 secretarias definidas pelo governo que assume o Estado de SP em 1º de janeiro de 2023. Com a lista agora completa, Tarcísio também se tornou alvo de protestos pelo fim da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, criada em 2008.
Agopyan foi reitor da USP até o começo de 2022 e estava na gestão da universidade desde 2010, como pró-reitor e vice-reitor. Durante as eleições, ele assinou uma carta que defendia Fernando Haddad para o governo do Estado e Lula para a presidência, intitulada “Em Defesa da Ciência, da Cultura e da Universidade Pública”. Ele também já se posicionou contra o movimento Escola sem Partido, defendido por bolsonaristas.
Segundo apurou o Estadão, a pasta que ele assume ficará responsável pelas três universidades estaduais (USP, Unesp e Unicamp) e também pela Fapesp, a agência de fomento à pesquisa do Estado. As quatro instituições são financiadas por parte da arrecadação do ICMS paulista.
Em nota, o atual reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, e a vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda elogiaram a escolha e disseram que o novo secretário “teve como um de seus grandes desafios a condução da instituição durante a pandemia da covid-19, o que o fez de forma brilhante, sem que as atividades acadêmicas e científicas deixassem de ser realizadas com excelência”.
Professor da USP desde 1975, Agopyan foi também diretor da Escola Politécnica. Em sua gestão na reitoria, a universidade intensificou políticas de inclusão racial e socioeconômica e chegou pela primeira vez a ter metade de seus calouros vindos de escolas públicas.
Por outro lado, o novo governo enfrenta críticas com relação às pessoas com deficiência. O Movimento Político das Pessoas com Deficiência de SP fez uma manifestação na manhã desta sexta-feira no centro da capital e divulga uma petição online contra a extinção da pasta, que já contava com cerca de 4 mil assinaturas até o início da tarde. Outras entidades não-governamentais enviaram uma carta a Tarcísio e ao coordenador da transição e futuro secretário, Guilherme Afif Domingos, alegando retrocesso e desatenção a essa parcela da população.
Conforme o plano do governo Tarcísio, a pasta especializada em PCD será reduzida a uma Coordenadoria de Políticas para Pessoas com Deficiência, que terá o ex-presidente da OAB-SP Marcos da Costa como responsável e ficará sob a alçada da Secretaria de Justiça e Cidadania. Em entrevista ao blog Vencer Limites, Costa, que é um homem com deficiência e advogado atuante por políticas na área, afirmou que a ideia é trabalhar de forma transversal com o futuro secretário Fábio Prieto, com quem tem boa relação.
Confira quem são os secretários anunciados por Tarcísio de Freitas:
Secretaria de Saúde - Eleuses Paiva
Secretaria de Educação - Renato Feder
Secretaria de Governo e Relações Institucionais - Gilberto Kassab
Casa Civil - Arthur Lima
Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística - Natália Resende
Secretaria de Segurança Pública - Guilherme Derrite
Secretaria de Administração Penitenciária - Marcello Streifinger
Secretaria de Comunicação - Lais Vita
Secretaria de Fazenda e Planejamento - Samuel Kinoshita
Secretaria de Desenvolvimento Econômico - Jorge Lima
Secretaria de Negócios Internacionais - Lucas Ferraz
Secretaria de Parcerias em Investimentos - Rafael Benini
Secretaria de Gestão e Governo Digital - Caio Paes de Andrade
Secretaria de Turismo e Viagens - Roberto de Lucena
Secretaria de Políticas para as Mulheres - Sonaira Fernandes
Secretaria de Justiça e Cidadania - Fábio Prieto
Secretaria de Transportes Metropolitanos - Marco Assalve
Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação - Marcelo Branco
Secretaria de Cultura e Economia Criativa - Marília Marton
Secretaria de Agricultura e Abastecimento - Antônio Junqueira
Secretaria de Desenvolvimento Social - Gilberto Nascimento Júnior
Secretaria de Esportes - Coronel Helena Reis
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação - Vahan Agopyan
*Secretaria Especial de Projetos Estratégicos - Guilherme Afif Domingos
*Chefe do escritório de representação em Brasília - José Vicente Santini
*Coordenador de Políticas para Pessoas com Deficiência (compõe a Sec. de Justiça e Cidadania) - Marcos da Costa
*Secretaria Extraordinária da Casa Militar e Defesa Civil (compõe a SSP) - Coronel Henguel Pereira
*Superintendência do DER (compõe a Sec. de Meio Ambiente, Transportes e Logística) - Coronel Sérgio Henrique Codelo Nascimento
*Procuradoria Geral do Estado - Inês dos Santos Coimbra
*Instituto Butantan - Esper Kallás
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.