Título de eleitor pode ser impresso em casa; veja como funciona

Impressão é feita na página do TSE e documento vem com QR Code, que o torna oficial; e-Título, outro serviço da Justiça Eleitoral, não terá emissão no domingo

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Faltam poucos dias para o primeiro turno das eleições, a “colinha” com os números dos candidatos está na mão - em papel, porque neste ano, você sabe, celular não entra na cabine de votação -, e agora só falta descobrir, ou relembrar, o local de votação. Há algumas maneiras de fazer isso. Uma delas é imprimindo o título de eleitor em casa. Sim, agora isso é possível.

Eleitor faz cadastro biométrico em Guarulhos. Foto: Nilton Fukuda/Estadão

Basta acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), entrar na primeira aba, chamada Eleitor e Eleições, e, na sequência, escolher a opção Autoatendimento do Eleitor. Ao clicar em Imprimir Título Eleitoral, o eleitor terá de preencher alguns dados antes de baixar o documento em PDF e imprimir. O título terá um QR Code que o valida como oficial.

e-Título não será emitido no dia da eleição

Outra forma de descobrir sua seção eleitoral é por meio do aplicativo e-Título. Mas, atenção: o TSE orienta que os eleitores baixem o aplicativo pelo menos dois dias antes das eleições. Isso porque, na data da votação, a emissão do e-título estará suspensa. Além disso, o fluxo de acessos costuma ser grande nesses dias, o que pode acabar causando lentidão no sistema. Mas se você sabe seu local de votação certinho, pode ir votar somente com um documento oficial com foto.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.