Veja trabalhos premiados do fotógrafo Dida Sampaio

Um dos mais conhecidos nomes do fotojornalismo do País, Dida registrou imagens que lhe renderam dois prêmios Esso e três Vladimir Herzog

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Um dos mais destacados repórteres-fotográficos do País, Dida Sampaio, da sucursal do Estadão em Brasília, fez imagens de histórias do poder e momentos impactantes vividos pelos brasileiros nas mais remotas regiões do País. Vencedor de dois prêmios Esso e três Vladimir Herzog, ele congelou movimentos de índios, ribeirinhos, presidentes eleitos do pós-ditadura e lideranças internacionais, como Nelson Mandela, João Paulo II, Bill Clinton e Barack Obama.

PUBLICIDADE

Em busca do melhor ângulo e de histórias, o profissional percorreu aldeias indígenas e garimpos da Amazônia e povoados sertanejos do Nordeste. Fotografou áreas desmatadas da floresta e municípios castigados pelas estiagens no semiárido. A cada clique, um registro contundente da diversidade do Brasil, da política e da democracia.

Da Praça dos Três Poderes em frente ao Palácio do Planalto, ele captou as tradicionais subidas pela rampa dos presidentes eleitos - Fernando Collor (1990), Fernando Henrique (1995 e 1999), Luiz Inácio Lula da Silva (2003 e 2007), Dilma Rousseff (2011 e 2015) e Jair Bolsonaro (2019) - e de visitantes internacionais, como Bill Clinton (1997), Nelson Mandela (1998),  papa João Paulo II (1991) e Barack Obama (2011).

Em maio de 2020, Dida foi agredido por manifestantes bolsonaristas quando fazia a cobertura de uma manifestação convocada pelos aliados do presidente Jair Bolsonaro; levou chutes, murros e empurrões. As agressões motivaram notas de repúdio de ministros do Supremo, do Congresso, de partidos políticos, das Forças Armadas e das principais associações da imprensa brasileira. 

Publicidade

A seguir, alguns de seus premiados trabalhos.

1. LAVA JATO

Lava Jato Foto: Dida Sampaio/Estadão

Dilma Rousseff pedala nas proximidades de um Lava Jato, em Brasília, em 2015. A imagem rendeu o Prêmio Esso de Fotografia. Veja no Acervo Estadão.

2. CRIANÇA CORUBO

Publicidade

Criança corubo Foto: Dida Sampaio/Estadão

A foto foi feita numa aldeia na margem do Rio Ituí, no Vale do Javari, no Amazonas, em 2015. A imagem ilustrou o especial multimídia Favela Amazônia, reconhecido pelos Prêmios Esso Regional Sudeste e Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, em naquele ano. Leia o especial.

3. SOMBRA DO PODER

Sombra do poder Foto: Dida Sampaio/Estadão

No escândalo do painel de votação, a ex-servidora do Senado Regina Borges acusou o então senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) de  pedir a lista sigilosa dos parlamentares que votaram no processo de cassação de Luiz Estevão. Dida Sampaio registrou o momento da acareação, no Conselho de Ética, no dia 3 de maio de 2001, em que Regina aparece com a sombra de ACM ao fundo. A fotografia que ilustrou a pressão do senador, foi finalista do Prêmio Esso daquele ano. Veja no Acervo Estadão.

4. INSTINTOS PRIMITIVOS

Publicidade

Instintos primitivos Foto: Dida Sampaio/Estadão

No dia 2 de agosto de 2005. Dida Sampaio conseguiu o ângulo em que aparecem na mesma imagem o deputado José Dirceu (PT-SP) e seu algoz, o deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), na sessão do Conselho de Ética da Câmara que ouvia o depoimento do petista sobre o caso do mensalão, na Câmara. “Tenho medo de Vossa Excelência, porque Vossa Excelência provoca em mim os instintos mais primitivos”, disse Jefferson a Dirceu na ocasião. A foto foi finalista do Prêmio Esso. Veja no Acervo Estadão.

5. MILÍCIA LEGALIZADA

Milícia legalizada Foto: Dida Sampaio/Estadão

O repórter-fotográfico flagrou a atuação de empresas de segurança contratadas por fazendeiros em uma região de disputa de terra no sudeste paraense, em 2016. As fotos ilustraram o especial Terra Bruta, vencedor dos prêmios Jornalismo Investigativo Latino-Americano, do Instituto Prensa y Sociedade (Ipys) e da Transparência Internacional (2º lugar), Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, Grande Prêmio Petrobrás de Jornalismo e Dom Hélder Câmara de Imprensa. Leia o especial.

6. VAQUEIROS DO SERTÃO

Publicidade

Vaqueiros do Sertão Foto: Dida Sampaio/Estadão

Em 2017, Dida Sampaio percorreu municípios da Bahia, do Distrito Federal, de Goiás e de Minas Gerais para mostrar a realidade da região que inspirou o clássico Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa. O especial Novas Veredas ganhou o Prêmio Petrobrás de Jornalismo, categoria Cultura. Leia o especial.

7. FHC NO VATICANO

FHC no Vaticano Foto:

Em fevereiro de 1997, o presidente Fernando Henrique Cardoso visita o Papa João Paulo II no Vaticano. Ao longo de oito anos de governo tucano, Dida Sampaio cobriu a rotina no Palácio do Planalto e as viagens nacionais e internacionais do presidente, da posse, em janeiro de 1995, à entrega da faixa para Luiz Inácio Lula da Silva em janeiro de 2003. Veja no Acervo Estadão.

8. NA TENDA DE KADAFI

Publicidade

Na tenda de Kadafi Foto: Dida Sampaio/Estadão

Nos dois mandatos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva bateu recorde de viagens presidenciais. Uma das mais polêmicas ocorreu em dezembro de 2003, quando ele visitou o ditador da Líbia, Muammar Kadafi. O registro do encontro dos dois presidentes ocorreu numa tenda luxuosa do coronel líbio dentro de um complexo de segurança. Veja no Acervo Estadão.

9. LULA REELEITO

Lula reeleito Foto: Dida Sampaio/Estadão

A 2 de janeiro de 2007, Dida fotografa o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice José Alencar, reeleitos, subindo a rampa do Planalto, na cerimônia de posse. Veja no Acervo Estadão.

10. CHAMA OLÍMPICA

Publicidade

Chama olímpica Foto: Dida Sampaio/Estadão

Às vésperas do impeachment, a presidente Dilma Rousseff participou de uma cerimônia para acender uma pira das Olimpíadas, do Rio de Janeiro, na rampa do Palácio do Planalto, a 3 de maio de 2016. Considerada um retrato de fim de governo pelos críticos da presidente e de um drama da primeira mulher a chegar ao poder do País pelos apoiadores dela. Veja no Acervo Estadão.

11. PISCADINHA

Piscadinha Foto: Dida Sampaio/Estadão

Dida congelou o momento em que Alexandre Moraes, indicado pelo presidente Michel Temer ao Supremo Tribunal Federal, pisca para Edison Lobão (MDB-MA), na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Era fevereiro de 2017. O senador presidiu a sessão que terminou na aprovação do nome de Moraes à Corte. Leia a reportagem.

12.  BOLSONARO NA PRESIDÊNCIA

Publicidade

Bolsonaro na Presidência Foto: Dida Sampaio/Estadão

Em outubro, o presidente Jair Bolsonaro recebeu uma equipe do Estado, no Palácio do Planalto, para uma entrevista. Ele ainda abriu o Alvorada, residência oficial, para uma sessão de fotos. Leia o especial.

13. BRASÍLIA, 60 ANOS

Brasília, 60 anos Foto: Dida Sampaio/Estadão

No aniversário da capital federal, o repórter-fotográfico percorreu lugares históricos e navegou de drone pelos pontos mais movimentados da cidade para mostrar novos ângulos da cidade. Leia o especial.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.