BRASÍLIA - O vereador Milton César Marcossem (PSD), da Câmara Municipal de Mendonça, no interior de São Paulo, viralizou ao homenagear o deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB) em discurso no plenário. Ao tentar fazer um acróstico - quando a primeira letra de uma palavra forma outros nomes - Marcossem se embolou.
No discurso transmitido pela Câmara local, o vereador começou a listar as consoantes e vogais do nome do deputado estadual, dizendo que tinha “R” de patriota, “L” de palmeirense e “O” de honesto.
Enquanto tentava fazer a sua homenagem, o vereador percebeu os erros e pediu desculpas aos companheiros de plenário. Mas, ao insistir na continuação do discurso, cometeu novas gafes. O descuido foi em uma sessão solene na última sexta-feira, 18, mas repercutiu nas redes sociais apenas nesta quarta, 23.
“Carlão tem seis letras. O que ele é? C, competente. R, caráter. Falei errado, desculpe. C, de competente. A, de tem um caráter. R, de patriota. L, de palmeirense. A letra A de amigo e letra O de honesto. Então só tenho a agradecer ao Carlão, por tudo que ele tem feito ao nosso município”, disse Marcossem.
O deputado estadual fora homenageado em Mendonça com o título de cidadão honorário. O motivo para tamanha deferência: ele teria destinado recursos orçamentários para a região.
Ao viralizar nas redes, o vídeo foi citado até por humoristas como Antonio Tebet, do Porta dos Fundos. “Parabéns, Carlão! Linda homenagem”, brincou Tabet.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.