BRASÍLIA – O ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) José Múcio Monteiro foi convidado nesta segunda-feira, 28, para comandar o Ministério da Defesa no governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. Múcio teve uma conversa com Lula e, segundo apurou o Estadão, poderá assumir o cargo.
Eleito cinco vezes deputado federal, Múcio foi ministro das Relações Institucionais de 2007 a 2009, no segundo mandato de Lula, e é conhecido por ser um hábil negociador. Lula enfrenta muitas dificuldades de relacionamento com a cúpula militar e Múcio tem ótimo trânsito nas Forças Armadas.
Na prática, o ex-ministro virou uma espécie de “curinga” para a equipe da transição e chegou a ser cotado até mesmo para voltar à articulação política. Quando era titular de Relações Institucionais, Múcio tinha uma bandeira de Pernambuco pendurada no gabinete, no 4.º andar do Palácio do Planalto, e muitas vezes oferecia bolo-de-rolo aos antigos colegas. “O bolo-de-rolo é o prato típico desse ministério porque aqui só tem rolo”, disse ele certa vez, rindo, após um dia carregado de reuniões com parlamentares.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.