Quando se trata de bike, Hugo explica que é fundamental considerar o tamanho do quadro, que é indicado pelos tamanhos pequeno, médio e grande ou por números, como 15, 17 e 19, que indicam o tamanho das rodas.
Segundo Prado Neto, as rodas de aro 29 são atualmente a melhor escolha: “Ela resiste melhor aos os buracos e dá mais segurança e conforto para o biker”.
Ele também recomenda investir em modelos com freio a disco, que oferecem maior segurança em comparação aos freios tradicionais. Além de permitir uma frenagem mais rápida, permitindo melhor desempenho em condições adversas, como chuva ou terrenos íngremes, garantindo maior controle e estabilidade ao ciclista.
A escolha da bicicleta também deve levar em conta o tipo de terreno e a frequência dos treinos, afirma o atleta. Para iniciantes, as melhores opções são as bikes urbanas, que, como o nome sugere, oferecem conforto para pedalar nas cidades.
As mountain bikes — bastante presentes nas ruas brasileiras — podem ser uma opção para encarar o asfalto esburacado, além de trilhas e caminhos com pedras.
Já para quem tem mais experiência e pretende pedalar na estrada, os modelos speed são mais leves e projetados para percorrer longas distâncias.
Confira a seguir modelos de entrada nessas três categorias.