A preparação para uma maratona é um processo meticuloso e requer atenção, diz Vanderlei Cordeiro de Lima. No caso de Atenas, o medalhista olímpico conta que foram necessárias 14 semanas de treino focando especificamente nas condições da prova, considerando não só o percurso, mas a questão climática e os adversários.
Outro aspecto importante são os tênis. Em relação ao modelo usado na competição, Vanderlei relembra que foi um da Nike, sua então patrocinadora. Ele se refere ao Nike Air Streak Ekiden, que hoje não é mais produzido.
Hoje, Cordeiro acredita que escolher escolher um modelo para competições “não é só a questão da marca”. “Você precisa ter a confiança, o conforto e desempenho em um bom calçado. Eu tinha todos esses fatores a favor e isso contribuiu muito”, explica.
E complementa: “O atleta, quando está correndo, concentrado e focado no objetivo, não pode ter nenhum tipo de incômodo em relação a sua vestimenta, a seu calçado. Qualquer interferência que você tiver na sua concentração com certeza vai atrapalhar no resultado.”
Essa lição, Vanderlei aprendeu da forma mais dolorosa, nas Olimpíadas de 1996. “Em Atlanta eu não tive acesso ao tênis antes e a planta estava muito quente. Com a perda de líquido, eu fui tendo muito atrito na sola do tênis e aí foi criar uma bolha de sangue na planta dos meus dois pés”, relembra.
Depois disso, o maratonista passou a usar os tênis em treinos para garantir mais segurança e conforto dentro da prova, evitando surpresas desagradáveis. Hoje, para quem está iniciando na corrida, Vanderlei recomenda o Corre 3, da Olympikus, e ressalta a tecnologia brasileira por trás do modelo.
Como esta é também a atual marca que patrocina o atleta, o Recomenda conversou com o jornalista e maratonista Rodrigo Flores para ter uma segunda visão sobre o modelo. “O Corre 3 é o tênis de corrida mais vendido do Brasil. É um baita sucesso e daqui a pouco vem o Corre 4. É o tênis que quando alguém me pergunta ‘ah, que tênis eu compro para começar a correr?’, na minha cabeça imediatamente vem o Corre 3”, explica.
Aproveite para ver abaixo outros modelos de tênis indicados pelo especialista para diferentes gostos e bolsos.