A creatina é um dos suplementos mais populares entre praticantes de atividades físicas, conhecida por melhorar o desempenho muscular, força e resistência. Existem diferentes formas do produto no mercado — entender as opções disponíveis pode auxiliar na escolha. 

A creatina monohidratada é a forma mais comum e é composta por uma molécula de creatina ligada à água, já a micronizada é uma forma processada do suplemento. O processo de micronização reduz o tamanho das partículas, o que pode facilitar a absorção. 

O nutricionista Lucas Fortunato destaca que só existem duas formas puras, que são a monohidratada e a micronizada, além da versão com selo Creapure, que garante uma maior confiança. “Quando o rótulo menciona nomes como ‘Creatina Turbo’, geralmente indica a adição de carboidratos. É importante verificar a lista de ingredientes para garantir que o produto seja puro”, orienta o especialista.

O Estadão Recomenda separou quatro opções que seguem os critérios de qualidade destacados pelo nutricionista. Veja abaixo.