Composto por uma combinação de gorduras, proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais, o pré-treino é um suplemento alimentar desenvolvido para ser consumido antes das sessões de exercício. Ele auxilia na manutenção de níveis elevados de energia durante a atividade física, oferecendo suporte ao corpo para a realização de exercícios intensos.
À medida que o termo ganha popularidade nas redes sociais, a nutricionista esportiva Paloma Cupini explica que essa mudança de cenário está intimamente ligada ao papel dos influenciadores que abordam este nicho.
“Eles mostram resultados impressionantes, criando um desejo entre seus seguidores de obter os mesmos benefícios. Por isso, houve um grande impulso no desenvolvimento da nutrição esportiva, resultando em produtos mais eficazes”, diz Paloma.
A especialista destaca que, entre as principais funções desse tipo de suplemento, estão o aumento da energia e da força, a melhora do foco mental, da circulação sanguínea e a redução da fadiga.
Existem diversas categorias de pré-treinos, cada uma com objetivos específicos: à base de cafeína ajudam a melhorar a concentração e o desempenho ao aumentar o estado de alerta e reduzir a percepção de esforço; com creatina são focados no aumento da força muscular e na capacidade de realizar exercícios de alta intensidade e curta duração; termogênicos visam elevar a temperatura do corpo para promover a queima de gordura e aumentar a energia durante o treino.
Contudo, é preciso cautela ao utilizá-los, especialmente se você não for um atleta de alto rendimento. “Os iniciantes devem começar com uma dose menor para observar como o corpo reage e sempre consultar um profissional de saúde antes de começar a usar qualquer suplemento”, ressalta a nutricionista.
Ela também observa que a hidratação adequada e uma dieta equilibrada são fundamentais para maximizar os benefícios do pré-treino. Veja as indicações.