Escolher o tênis certo para musculação vai além do conforto: o modelo adequado vai garantir também segurança e bom desempenho nos treinos. Características como o tipo de solado, o nível de amortecimento e o suporte ao arco do pé impactam diretamente os resultados e a prevenção de lesões. Para entender esses critérios, conversamos com o Dr. Marcos Laube, coordenador da Clínica de Ortopedia do Hospital Orizonti.

Um dos principais pontos levantados pelo especialista é a importância do solado plano e rígido para quem pratica musculação. “Esse tipo de solado minimiza a oscilação e proporciona maior contato com o chão”, explica Laube. Segundo ele, essa estrutura permite ainda que o atleta tenha mais controle sobre os movimentos, evitando deslizamentos e compensações inadequadas, que podem resultar em lesões.

Embora o amortecimento seja importante, ele deve ser moderado na musculação. Ao contrário de atividades de alto impacto, como corrida, um tênis mais robusto não é necessário. O excesso de amortecimento, inclusive, pode comprometer a estabilidade em exercícios que exigem precisão, como agachamentos e levantamentos de peso.

Com as orientações do especialista, preparamos um guia para ajudar na escolha do tênis ideal para musculação. Confira a seguir quatro recomendações.