Embora hoje o mercado tenha maquiagens com FPS na fórmula — como bases líquidas ou em bastão, por exemplo —, as especialistas são categóricas ao afirmar que esse tipo de produto não substitui o protetor solar. “O mais correto é usar um filtro solar com FPS 50 ou superior e, em seguida, aplicar a maquiagem, pois na maioria das vezes, o FPS das maquiagens é mais baixo”, explica a dermatologista Olivia.
Já Leilane reforça que a quantidade aplicada da maquiagem com FPS costuma ser insuficiente. “Ela pode ser um complemento, mas não substitui o protetor solar. O ideal é aplicar primeiro o protetor, esperar secar e depois usar a maquiagem”, destaca a especialista. Além disso, ela recomenda que a reaplicação seja feita ao longo do dia, e indica: “Pós compactos com FPS podem ser uma alternativa prática”.
Por outro lado, a especialista Eidi acrescenta que a maquiagem pode contribuir para a proteção da pele, mas é preciso ter atenção a alguns fatores. “Ela funciona como um espelho, refletindo os raios solares, mas para oferecer a mesma proteção de um protetor solar comum, é necessário aplicar uma quantidade suficiente do produto e reaplicá-lo ao longo do dia”, destaca.
Para quem não abre mão da maquiagem, a especialista recomenda o uso de filtro solar com cor, que alia proteção e ajuda a uniformizar a cor da pele.
A seguir, confira uma seleção de itens que seguem as recomendações das especialistas e que podem ajudar quem quer ter a pele protegida e bonita no Carnaval.