Recomendamos e analisamos produtos de maneira independente. A venda por meio dos links sugeridos neste site pode gerar comissões sem que o consumidor pague a mais por isso. Leia mais

Obrigada por tudo, Chandler! Biografia de Matthew Perry é livro mais vendido da Amazon

Obrigada por tudo, Chandler! Biografia de Matthew Perry é livro mais vendido da Amazon

Um dos protagonistas de 'Friends', ator morreu no último sábado. Além de livro em que detalha luta contra dependência química, confira outros itens relacionados à série

A morte de Matthew Perry, que interpretou o impagável Chandler Bing em “Friends” (1994-2004), pegou de surpresa a legião de fãs da série no sábado (28). Apesar de travar uma batalha pública contra a dependência química, o ator vivia uma fase aparentemente estável.

Horas após a notícia, a biografia de Perry, “Amigos, Amores e Aquela Coisa Terrível: As Memórias do Astro de Friends”, chegou ao topo dos livros mais vendidos da Amazon. A estimativa de envio também está mais longa e vai de nove a dez dias.

A editora Best Seller lançou a versão em português em janeiro de 2023, meses após o livro ter superado a marca de um milhão de cópias vendidas nos Estados Unidos. Como seu personagem na cultuada série, o estilo irônico, mas ao mesmo tempo vulnerável de Perry é a marca da obra literária.

__

Imagem em destaque: Warner Bros/Divulgação

 

 

 

Continua após a publicidade

Detalhes da biografia

“Oi, meu nome é Matthew, embora talvez você me conheça por outro nome. Meus amigos me chamam de Matty. E eu devia estar morto”, diz o prólogo da biografia.

Caçula do elenco principal, Matthew Perry tinha 25 anos quando a comédia despretensiosa estreou na TV, em 22 de setembro de 1994. A ideia do roteiro era mostrar que estava tudo bem não ter todas as respostas aos 20 e poucos anos. A música de abertura resumia um pouco o espírito: “Ninguém te disse que a vida seria desse jeito? Seu emprego é uma piada, você está falido, a sua vida amorosa morreu…”.

Em dez anos do ar no papel de Chandler Bing, o amigo que “usava o humor como mecanismo de defesa”, tinha um namoro iô-iô com uma mulher de voz  irritante e trabalhava em algo que ninguém entendia o que era, Matthew ia do céu ao inferno.

No livro, o ator afirmou que ficou sóbrio apenas durante a nona temporada, justamente a única a que ele foi indicado ao Emmy. Segundo Perry, ele gastou US$ 9 milhões em tratamentos para ficar limpo.

Em 294 páginas da versão em português, “Amigos, Amores e Aquela Coisa Terrível: As Memórias do Astro de Friends”, tem três eixos principais: os bastidores da série, a batalha contra o vício em álcool, analgésicos e outras drogas que o mantiveram em clínicas de reabilitação nos intervalos de gravações e ainda sua agitada vida amorosa, que incluiu um namoro secreto com Julia Roberts, que fez uma participação na série como interesse amoroso de Perry.

O prefácio é assinado por Lisa Kudrow, a Phoebe Buffay de “Friends”.

 

Trecho do prefácio do livro, por Lisa Kudrow

“Como anda o Matthew Perry?”

Desde que começaram a me fazer essa pergunta, em diferentes momentos, esse foi o principal questionamento que ouvi ao longo dos anos. Eu entendo por que tantas pessoas queriam essa resposta: elas amam Matthew e desejam que ele esteja bem. Eu também quero. Mas sempre me irritava quando a imprensa me pressionava para obter uma informação, porque não podia responder como queria: “É a história dele, e não tenho autorização para contá-la, entende?” E eu ainda poderia continuar com “O assunto é muito íntimo e pessoal, e, se não for ele a responder, então, na minha opinião, é fofoca, e eu não vou fofocar com você sobre o Matthew.” Por saber que a falta de uma resposta muitas vezes pode piorar a situação, às vezes eu simplesmente dizia: “Acho que ele está bem.” Isso evitava comentários e talvez pudesse ajudá-lo a ter um pouquinho de privacidade com sua doença. Mas a verdade era que eu não sabia muito bem como andava o Matthew. Como ele vai contar nese livro, essa informação era mantida em segredo”.

Outros livros relacionados a Friends

Decoração e presentes

Sobre o Estadão Recomenda


Este conteúdo não é patrocinado. Os produtos são escolhidos imparcialmente por time de jornalistas do Estadão. Podemos ganhar uma comissão pelas vendas geradas através dos links – saiba como funciona nosso trabalho.


Nos siga também no Instagram (@estadaorecomenda) e nossa Newsletter, para não perder nenhuma recomendação!

Tudo que recomendamos

Logo do Recomenda
siga-nos: Logo do Instagram Logo do Twitter Logo do Whatsapp Logo do Telegram