“Ah, mas o livro é melhor”. Pouco importa se falamos de Percy Jackson ou Duna: Parte 2, há sempre quem prefira os livros. Afinal, uma adaptação cinematográfica – de até três horas – jamais capturará todas as nuances de um romance que ultrapasse 400 páginas. Pelo contrário, são justamente as escolhas de roteiro que definem a adaptação.
Ou seja, a adaptação de uma literatura não é uma cópia exata do original. Na verdade, trata-se de uma nova maneira de contar a mesma história. Assim, através das lentes de um diretor, personagens e arcos narrativos podem ser omitidos, criados ou até aglutinados em um só. Porém, com cuidado, sem prejudicar a trama central.
E apesar de alguns diretores errarem a mão na hora de medir a cautela, falamos de um mercado multibilionário com exemplos que preenchem categorias do Oscar todos os anos. Por isso, o Estadão Recomenda deu de cinéfilo e separou sete livros com adaptações prontas para saírem do forno ainda em 2024.
Então, venha conhecer um pouco mais sobre as obras e devore-as enquanto é tempo. A partir daí, resta torcer para que os roteiristas as tenham lido com o mesmo amor e cautela.