Já ouviu falar em onipresença? Abra a lista dos livros mais vendidos da Amazon: Colleen Hoover. Então, uma indicação no TikTok: Colleen Hoover. Talvez, os best-sellers do New York Times: ok, vocês já entenderam. Com três obras entre as cinco mais buscadas da Amazon, 11 best-sellers do Times e mais de 3,4 bilhões de visualizações em sua hashtag no TikTok, entenda o sucesso da autora.

Nascida em 1979, na cidade de Sulphur Springs, no Texas, Margaret Colleen Fennel – que viria a receber o “Hoover” do marido – é uma escritora norte-americana de romance, ficção para jovens adultos e thrillers psicológicos. Com um diploma em serviço social desde 1998, foi apenas em novembro de 2011 que ela publicou, de forma independente, seu primeiro romance Métrica (Slammed).

Sem editora, o livro alcançou, em sete meses, a oitava posição da lista de best-sellers do New York Times. Assim, o que à época foi um choque e uma virada de chave na carreira da escritora, pouco depois deixaria de ser novidade.

Apenas um ano mais tarde, a autora já teria colocado outras três obras na lista do Times. Depois de Pausa (Point of Retreat) e Essa Garota (This Girl) atingirem a décima oitava e a nona posições, foi com a obra Um Caso Perdido (Hopeless) que chegaria, pela primeira vez, ao topo do ranking.

De lá para cá, a autora emplacou outros sete best-sellers, com destaque para É Assim que Acaba (It Ends with Us), publicado em 2016. Porém, a história desse último romance não acabaria nas suas 368 páginas, tampouco no ano de lançamento. Pelo contrário, fugiria do script para, em 2022, sofrer uma reviravolta digital.

Ascensão com o #BookTok

Com a ascensão do TikTok mundo afora, Colleen viu sua obra cair nas graças da comunidade #BookTok. Foi desse modo que, em 2022, seis anos após sua estreia, É Assim que Acaba ficaria em primeiro no New York Times. Nesse ano, inclusive, a autora vendeu mais de 20 milhões de livros – 2 milhões apenas no Brasil. 

Assim, sem dancinhas, mas com narrativas de ‘arrastar o chifre no asfalto’, Colleen Hoover conquistou o público das mídias digitais e se projetou entre os jovens – o que lhe fez ocupar, ainda em 2022, seis colocações entre os 10 mais vendidos do Times.

Agora, em 2024, ela tem três livros entre os cinco mais buscados da Amazon e mais de 3,4 bilhões de visualizações na sua hashtag no TikTok. Ficou interessado? Confira as melhores ofertas abaixo.