Se você é apaixonado por livros e tem preferência pelo gênero de romance, as obras de Jane Austen precisam estar na sua lista de leitura. A escritora ficou conhecida por enfatizar o protagonismo feminino em seus títulos, mesmo em uma época que ainda não era comum discutir sobre esse tema pela ótica de uma mulher. Nascida em dezembro de 1775 em Steventon, na Inglaterra, foi a segunda filha de uma família de seis irmãos homens e aos 12 anos já tinha iniciado na escrita.
Em todos seus livros a autora traz o protagonismo feminino em evidência, fazendo críticas sociais sobre aquela época – como o papel da mulher na sociedade, a dependência feminina em relação aos homens, tanto emocionalmente quanto financeiramente, e os conflitos entre famílias poderosas. Assim, Austen era – e ainda é – considerada uma figura além de seu tempo.
Com mais de 20 milhões de livros vendidos pelo mundo todo, segundo a Editora Nova Fronteira, Orgulho e Preconceito foi a obra de maior sucesso da autora e que a fez ficar mundialmente conhecida, conquistando diversas adaptações para o cinema e teatro.
Porém, esse não foi o único sucesso da britânica. Razão e Sensibilidade e Emma foram outros títulos que também ganharam vida nos cinemas e agradaram o público. O Estadão Recomenda preparou um guia de leitura com todos os livros da escritora, para você atualizar sua lista.